0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias
16 de Outubro a 30 de Novembro
  Retratos de Feijó em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
19 de Janeiro a 27 de Dezembro
  Biblioteca Municipal dinamiza sessões de cinema em língua portuguesa
06 de Novembro a 31 de Dezembro
  Exposição e palestra assinalam 500 anos da Reforma Protestante
Todos os Eventos






Boletim Municipal, Nº 25, julho de 2013
12 de Agosto de 2013
Boletim Municipal, Nº 25, julho de 2013
Boletim Municipal, Nº 25, julho de 2013

Editorial

 

Um balanço necessário e oportuno

 

Quando se aproxima o final do mandato autárquico para o qual fomos eleitos, não podemos deixar de nos dirigir a todos os munícipes sem prestar, em jeito de um balanço imprescindível, as devidas contas da atividade autárquica, pois também é essa uma das funções do Boletim Municipal, elo de ligação essencial entre o Município e os munícipes.

No primeiro número que dirigimos dizíamos ser "preocupação constante e imediata planear e construir canais de comunicação céleres e imediatos" no sentido de aproximar os cidadãos do Município, sem entraves burocráticos, numa relação que se pretende franca e transparente.

Para isso criámos o GAM - Gabinete de Atendimento ao Munícipe, onde foram centralizadas todos os serviços de atendimento ao público.

Em paralelo, uniformizámos impressos, concebemos websites intuitivos e de fácil utilização, onde a informação surge de forma clara, disponibilizando um sem número de soluções que permitem resolver variadíssimos assuntos à distância de um clique.

Os vínculos de proximidade estabelecidos com os munícipes obrigam-nos a expor o trabalho efetivado e o Boletim Municipal foi sempre um meio de excelência para vos relatar a vida autárquica, os projetos, as obras, os planos do Executivo Municipal.

Consequentemente, é com regozijo que levamos ao conhecimento da população limiana que findaremos o mandato com a noção do dever cumprido, encarando as questões com frontalidade e procurando as soluções mais equilibradas e competentes, sem esbanjamentos de dinheiros e de recursos, tão escassos nos tempos em que vivemos.

Falo-vos, acima de tudo, da sustentabilidade financeira que o Município de Ponte de Lima se orgulha em ter, permitindo assumir compromissos com a certeza que os honrará dentro dos prazos estabelecidos, criando uma credibilidade junto de todos que a maioria das instituições públicas não consegue e muito dificilmente virá a conseguir no futuro próximo.

Recorrendo apenas a alguns exemplos, segundo o "Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses em 2011 e 2012", de entre os 308 municípios portugueses, sublinhe-se, fomos, em 2012, o 29.º município que apresentou maior volume de transferências correntes e de capital; no mesmo ano, ficámos no 32.º posto dos municípios que apresentaram maior soma de valor de investimentos com transferências de capital; em 2011, fomos o 1.º dos municípios sem endividamento líquido e, em 2012, éramos o 3.º; se em 2010 e em 2011 o prazo médio de pagamento aos nossos fornecedores era de 17 dias, em 2012 passou para 13 dias; estamos no grupo de, simplesmente, 22 municípios que não recorreram a empréstimos bancários nos últimos anos; no que refere à maior liquidez, referenciada a 2012, somos o 7.º município do país; e, na mesma publicação referente a 2010, éramos o 3.º município que mais dinheiro transferiu para as Juntas de Freguesia, em percentagem do orçamento municipal.

Com a humildade que sempre nos caracterizou, não podemos deixar de estar satisfeitos com o rigor da nossa gestão na certeza que executámos o previsto nos Orçamentos e Opções do Plano.

A finalizar este balanço, cumpre-nos reafirmar que o Município de Ponte de Lima tem todas as suas contas saldadas, a sua saúde financeira é uma realidade e encontra-se devidamente preparado para encarar os tempos que se aproximam sem receios.

Aproveitamos para agradecer a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de Ponte de Lima - os autarcas (Câmara Municipal, Assembleia Municipal, Juntas de Freguesia e Assembleias de Freguesia), as instituições, as associações, os trabalhadores municipais e os limianos em geral.

Com um abraço amigo.

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

 

Mendes, Victor, dir. - Ponte de Lima: Boletim Municipal. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2013.

Boletim Municipal, Nº 25, 2013 (pdf | 10 mb)

 
Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :