Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca municipal Ponte de Lima

Biblioteca_1

“O rosto” poético de David Rodrigues lançado em noite de celebração literária

Img 3184 1 970 2500
03 Maio 2018

A mais recente obra de David F. Rodrigues - "O rosto" - foi apresentada na passada sexta-feira, 27 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, naquela que foi a segunda edição de "Poesia à sexta" - rubrica destinada a dinamizar um dos mais reverenciados géneros literários locais.

José Cândido de Oliveira Martins foi a personalidade convidada para a análise de um livro onde se "sente a voz poética amadurecida do autor" que faz uma profunda e honesta reflexão acerca do processo de escrita - ação mais aproximada do trabalho intenso e da aprendizagem contínua do que de momentos de mera inspiração. Para o docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa, David Rodrigues vai consolidando, ao longo dos quase trinta textos coligidos em "O rosto", a ideia de poema enquanto criação laboriosa - um ato "de gestação lenta" - revelando uma manifesta obsessão pela palavra única, pela composição do verso exato, ímpar e feliz, conquanto consciente de que nunca um poeta se satisfaz verdadeiramente com o resultado das suas composições, por almejar sempre mais, à semelhança de António Feijó para quem "un vers n'est jamais bien quand'il peut être mieux".

Uma interpretação partilhada pelo autor de "O rosto", trabalho literário de natureza estética onde David Rodrigues - para lá das considerações acerca do ofício poético - admite a procura de uma escrita singular, composta a partir do léxico existente e comum a todos os falantes da língua portuguesa, mas arrumada de forma inovadora ou, pelo menos, diferente.

A sessão de apresentação de "O rosto" - título que confirma David Rodrigues como um diligente "artesão das palavras" - contou com a presença do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, vereador com o pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima.

A rubrica literária "Poesia à sexta" prossegue com o lançamento de "Experiências da alma por trilhos de sal com pimenta", de Helena Osório, agendado para o próximo dia 25 de maio, pelas 21h00, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.