Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Apresentação do Livro “Vão morrer meninos de cem anos” na XXII Feira do Livro de Ponte de Lima

21 Jul

O autor e investigador santareno, José Miguel Noras apresenta a obra "Vão morrer meninos de cem anos" na próxima sexta-feira, 21 de julho, pelas 19h00, no recinto da Feira do Livro de Ponte de Lima. Trata-se do oitavo título do escritor, o primeiro de cariz autobiográfico, sustentado na noção de que "sem conhecimentos de saúde, de história, de literatura, de música, da natureza, das coisas simples até, poderíamos viver cem ou duzentos anos" na eterna condição de criança. Uma divisa ao serviço da aprendizagem como fator essencial para o desenvolvimento pessoal e cognitivo dos indivíduos, que José Miguel Noras recupera dos ensinamentos da professora primária, e que dá o mote à narrativa dos seus "tempos de meninice". Tendo como protagonistas a irmã Dionísia - "credora do «óscar» para melhor amiga de todos os mundos" - e o cão Nero, o autor revisita as memórias da infância e revive os melhores ensinamentos retirados da sua fase pueril usando de uma escrita despretensiosa e franca.

Visite a Feira do Livro de Ponte de Lima e marque presença no lançamento da obra "Vão morrer meninos de cem anos", de José Miguel Noras.

Esperamos por si!

Sobre o autor:

José Miguel Correia Noras nasceu na freguesia da Póvoa da Isenta, concelho de Santarém, a 1 de fevereiro de 1956. Licenciado em Gestão de Empresas e doutorado no ramo de História, especialidade de História Regional e Local, na Universidade Clássica de Lisboa, exerceu vários cargos políticos - com particular destaque para o de Presidente da Câmara Municipal de Santarém - e desempenhou diversas funções públicas e de responsabilidade social e cultural.

Investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, José Miguel Noras colaborou com jornais como "O Século", "PortugalHOJE", "O Mirante", "O Ribatejo", "O Correio do Ribatejo" e o "LAMEGOhoje" (atual DOUROhoje), tendo fundado e dirigido "O Mazorro", primeiro periódico da freguesia da Póvoa da Isenta.

É autor, entre outros títulos, de "Real de Beatriz batido em Santarém", "Heráldica do Município de Santarém" - (projeto e introdução da obra) -, "As palavras mansas esmagam os ossos",  "A asa do meu orgulho duriense" - com prefácio de Vasco Graça Moura -, "Vozes do ventre da lua" - com preâmbulo de José Saramago -, "Sobre os sistemas monetários portugueses e o dinheiro de emergência de Almeida", "Mais património: vida e alma por trás das pedras" - com introdução de José Mattoso -, e "Vão morrer meninos de cem anos" - obra em destaque na XXII edição da Feira do Livro de Ponte de Lima.

Para uma biobibliografia mais completa do autor é favor consultar o link: http://www.centrodehistoria-flul.com/uploads/7/1/7/0/7170743/jos%C3%A9noras.pdf

Informações retiradas da obra "Vão morrer meninos de cem anos".

Horário:

19h00

Local:
Expolima - Ponte de Lima