0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Modernização Administrativa
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Educação
Categorias
24 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima exibe “The boss baby” em antecipação à festa dos Óscares
02 de Janeiro a 28 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho
01 de Fevereiro a 01 de Março
  Município de Ponte de Lima promove Concurso de Poesia
05 de Janeiro a 31 de Maio
  Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira
Todos os Eventos






Poetas do Lima evocados em Sarau Literário
Cultura| 03 de Maio de 2017
Poetas do Lima evocados em Sarau Literário
Poetas do Lima evocados em Sarau Literário

A segunda edição de "Poesia à Sexta", que decorreu no passado dia 28 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, foi inteiramente dedicada a grandes personalidades das Letras que se inspiraram no rio Lima, e nas paisagens bucólicas da histórica vila alto minhota, para a composição de aprumados textos poéticos. Num sarau que recolheu o entusiasmo do público, Cláudio Lima e Fernando Aldeia - orientadores da sessão evocativa - selecionaram trabalhos de 12 figuras de renome literário, local e nacional, que foram sendo declamados em intercalação com a leitura de notas biográficas para melhor entendimento do percurso de cada escritor.

Diogo Bernardes foi o autor escolhido para abertura do serão, seguindo-se o irmão Frei Agostinho da Cruz e o poeta e pedagogo Sebastião da Gama que, não sendo natural de Ponte de Lima, consagrou em versos o fascínio retirado da contemplação do mítico "rio do esquecimento". Mas a noite fez-se também de textos de Delfim Guimarães, de Amélia Janny, de Teófilo Carneiro, de António Ferreira, de António Vieira Lisboa, de João Marcos, de António Manuel Couto Viana e de Luís Dantas - refinado leque de escritores que, ligados por nascimento ou afeição a Ponte de Lima, traduziram nas suas composições poéticas a beleza natural do Lima e da terra que o circunda.

Em ano de centenário da morte de António Feijó, o poeta-diplomata ponte-limense foi o protagonista da sessão evocativa. Depois da recuperação dos principais momentos da vida e obra do eminente autor por Cláudio Lima, o escritor Fernando Aldeia leu as últimas quadras do poema "Inverno", retirado da obra "Ilha dos amores", que serve de hino à vila que o viu nascer. Hino que se ouviu musicado e que acabou entoado pelos presentes, num momento de partilha e comoção.

A sessão de "Poesia à Sexta" - a segunda num total de quatro encontros - contou com a habitual presença do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador com o Pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima. Segue-se, a 26 de maio, pelas 21h00, a apresentação do livro "Olhares in versos", de João Luís Dias.

 


Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

 

Últimas notícias da categoria Cultura
Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó | 22.02.2018
Biografia de Eça de Queirós apresentada na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima | 07.02.2018
Município de Ponte de Lima apresenta novo livro de A. Campos Matos | 02.02.2018
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima assinala Dia de São Valentim | 01.02.2018
Vida de Muhammad Ali em destaque no Cinema História de fevereiro | 31.01.2018
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :