0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Modernização Administrativa
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Educação
Categorias
04 de Dezembro a 23 de Dezembro
  Município de Ponte de Lima promove Feira do Livro Limiano
18 de Dezembro a 21 de Dezembro
  Oficina Criativa de Natal leva histórias, ateliers e cinema infantil aos mais novos
19 de Janeiro a 27 de Dezembro
  Biblioteca Municipal dinamiza sessões de cinema em língua portuguesa
06 de Novembro a 31 de Dezembro
  Exposição e palestra assinalam 500 anos da Reforma Protestante
Todos os Eventos






Universo feminino em António Feijó evocado na Feira do Livro de Ponte de Lima
Cultura| 27 de Julho de 2017
Universo feminino em António Feijó evocado na Feira do Livro de Ponte de Lima
Universo feminino em António Feijó evocado na Feira do Livro de Ponte de Lima

A segunda palestra de tributo a António Feijó, que decorreu na passada quinta-feira, 20 de julho, na Feira do Livro de Ponte de Lima, reuniu dezenas de pessoas em torno do universo feminino e intimista presente na obra poética feijosiana.

Orientada por Fátima Melo, autora da tese de doutoramento "L'univers poétique de António Feijó", defendida na Universidade de Paris-Sorbonne, a conferência versou a profunda sensibilidade do escritor de "Sol de Inverno" que, em todos os títulos, com maior ou menor incidência, revelou a saudade e o afeto sentidos em relação à pátria amada, à família e aos amigos de quem nunca se desligou.

Intervalando a exposição com a recitação de poemas de António Feijó, Fátima Melo revisitou os versos de louvor à mãe - Joana do Nascimento Malheiro Pereira de Lima e Sampaio -; destacou os textos escritos do "exílio" consubstanciados em sentimentos de nostalgia; sublinhou o profundo amor votado a Maria Luísa Carmen Mercedes Joana Lewin - bela jovem de ascendência sueca e equatoriana por quem abandonou os anos de cultivado solteirismo -, e relembrou o sofrimento decorrente da grave enfermidade da amada esposa que lhe alquebrou a alma e se refletiu numa escrita progressivamente sorumbática e pessimista.

Esclarecendo a origem do celebrizado soneto "Pálida e loira", que retrata a comoção de Feijó diante da morte prematura de uma jovem coimbrã vítima de tuberculose, Fátima Melo chamou a atenção para a imagem polimórfica da mulher na obra feijosiana, não esquecendo de apontar várias outras características da escrita do poeta-diplomata que fazem dele um nome de referência do período finissecular português.

Inserida no ciclo de conferências destinado a assinalar o primeiro centenário da morte de António Feijó (1917-2017), a palestra de Fátima Melo foi abrilhantada pelas atuações de João Barreiro - responsável por reproduzir à capela o "Fado Alfacinha" e "Coimbra é uma lição" - e de Luís Dantas que declamou três poemas feijosianos.

À sessão evocativa, que contou com a presença do Eng.º Victor Mendes, Presidente do Município de Ponte de Lima, do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador com o Pelouro da Educação, e de familiares do poeta, seguir-se-ão "Conversa sobre o tio António" (20 de outubro, BMPL) - encontro intimista protagonizado por Luísa Castro Feijó e António Maciel Feijó, descendentes do autor de "Novas bailatas" -, "Malefícios da doença na poética de António Feijó" (17 novembro, BMPL) - palestra ministrada por João Pimenta - e, finalmente, "Ainda os dois «minhotos, diplomatas e amigos»: (mais correspondência entre António Feijó e o 2.º Visconde de Pindela): da guerrilha portuguesa e da Europa da Grande Guerra" (7 de dezembro, BMPL) - conferência da responsabilidade de João Afonso Machado que encerra o ciclo de homenagem a uma das figuras mais destacadas das letras ponte-limenses.

Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

 

Últimas notícias da categoria Cultura
Legado epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta | 15.12.2017
Francisco Sá Carneiro recordado na edição de dezembro do Cinema História | 30.11.2017
João Afonso Machado fecha ciclo de tributo a António Feijó | 30.11.2017
Reflexos da doença na obra feijosiana evocados em sessão de tributo | 27.11.2017
Município de Ponte de Lima promove apresentação de livro de autora limiana | 23.11.2017
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :