0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Modernização Administrativa
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Educação
Categorias
16 de Outubro a 30 de Novembro
  Retratos de Feijó em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
19 de Janeiro a 27 de Dezembro
  Biblioteca Municipal dinamiza sessões de cinema em língua portuguesa
06 de Novembro a 31 de Dezembro
  Exposição e palestra assinalam 500 anos da Reforma Protestante
Todos os Eventos






Memórias de Refóios marcam apresentação de obra de José Luís da Costa Sousa
Cultura| 03 de Novembro de 2017
Memórias de Refóios marcam apresentação de obra de José Luís da Costa Sousa
Memórias de Refóios marcam apresentação de obra de José Luís da Costa Sousa

A obra de estreia de José Luís da Costa Sousa - "A casa de Real" -, foi apresentada no passado sábado, 28 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. O conto, que resulta da combinação de elementos genealógicos com traços ficcionais, tem como cenário a freguesia de Refoios do Lima, terra berço do autor ponte-limense que quis, através da escrita, perpetuar memórias familiares e lembranças espaciotemporais. Perante casa cheia, o escritor explicou que a aventura literária começou com um trabalho de escola do neto de recolha de informações geracionais, desafio que levou José Luís da Costa Sousa a encetar várias ações investigativas acerca dos seus antepassados e a elaborar algumas narrativas curtas de evocação de personagens e lugares da infância. O resultado é uma obra que relata a evolução de um dos ramos da família reconstituído a partir da tradição oral e dos registos de arquivo de que tomou conhecimento.

O conto "A Casa de Real" foi apresentado pelo professor ponte-limense, Vítor Araújo, que sublinhou a qualidade de escrita e o rigor narrativo do autor, cujos poemas que também compõe foram declamados por José Cândido Rodrigues num momento de maior intimismo que fechou a sessão.

O lançamento de mais um título que eterniza o património material e imaterial do concelho de Ponte de Lima contou com a presença do Vereador da Educação, Dr. Paulo Barreiro de Sousa.

Sobre o autor: 

José Luís da Costa Sousa nasce a 20 de setembro de 1948 em Refóios do Lima, concelho de Ponte de Lima. Finaliza o Curso Geral dos Liceus no Liceu Nacional de Viana do Castelo e, em 1966, conclui o Curso de Professores de Educação Física do INEF. Depois do Mestrado em Ciências da Educação - Metodologia da EF (1994) -, obtém o grau de Doutor em Ciências da Educação - Formação de Professores (2000) -, lecionando em escolas secundárias e em instituições do ensino superior, com destaque para o Instituto Superior de Educação Física, a Escola Superior de Educação de Lisboa e a Escola Náutica Infante D. Henrique. Também exerce funções na Escola de Educação Física e Desporto da Guiné-Bissau e no Instituto Nacional de Educação Física de Luanda, Angola.

Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

 

Últimas notícias da categoria Cultura
Município de Ponte de Lima promove apresentação de livro de autora limiana | 23.11.2017
Escolas do concelho assinalam 500 anos da Reforma em atividade pedagógica | 23.11.2017
Fotografia social de Luís Carvalhido evocada em sessão literária | 23.11.2017
Município de Ponte de Lima apresenta livro de fotografia de Luís Carvalhido | 15.11.2017
Município de Ponte de Lima lança quarta conferência de tributo a António Feijó | 15.11.2017
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :