0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Modernização Administrativa
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Educação
Categorias
04 de Janeiro a 30 de Janeiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove sessões de Cinema Infantojuvenil
24 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima exibe “The boss baby” em antecipação à festa dos Óscares
02 de Janeiro a 28 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho
05 de Janeiro a 31 de Maio
  Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira
Todos os Eventos






Reflexos da doença na obra feijosiana evocados em sessão de tributo
Cultura| 27 de Novembro de 2017
Reflexos da doença na obra feijosiana evocados em sessão de tributo
Reflexos da doença na obra feijosiana evocados em sessão de tributo

A quarta conferência de homenagem a António Feijó - iniciativa inserida no quadro das comemorações do primeiro centenário da morte do poeta-diplomata (1917-2017) -, decorreu na passada sexta-feira, 17 de novembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Sob o título "Malefícios da doença na poética de António Feijó", a sessão orientada pelo Dr. João Pimenta centrou-se na análise epistolográfica dos volumes de "Cartas a Luís de Magalhães", obra que, organizada por Rui Feijó em 2004, reúne centenas de missivas onde é possível perceber as várias patologias que foram afetando o autor de "Sol de Inverno" em diferentes estágios da vida, desde a época em Coimbra até ao derradeiro período em Estocolmo.

João Pimenta revisitou os apontamentos de Feijó acerca dos diversos percalços clínicos que, apesar de parcamente desenvolvidos, permitem traçar uma linha cronológica dos seus padecimentos e sublinhou o grau de influência dos males descritos no seu rendimento criativo e nas suas escolhas temáticas. Detendo-se especialmente numa infeção sifilítica que o poeta disfarçava com o recurso a eufemismos, o conferencista reproduziu alguns excertos de cartas remetidas ao fraterno amigo, Luís de Magalhães, reveladores de queixas e de tratamentos causadores de longos ciclos de dor e de consequente suspensão da atividade artística, não esquecendo a fundamental alusão à gota, afeção articular responsável por prolongadas fases de imobilidade e de profunda melancolia que prostraram o escritor ponte-limense.

A juntar ao quadro de complexidade clínica, lembrou o Dr. João Pimenta a angústia provocada pelo estado debilitado e final de Mercedes Castro Feijó - a adorada esposa -, a nostalgia decorrente do exílio em terras nórdicas, o perfeccionismo que lhe aumentava a insatisfação e a ansiedade, e a ciclotimia que o atirava para períodos de euforia alternados com ciclos de depressão - circunstâncias naturalmente refletidas na produção literária do autor. Mas se é certo que o derradeiro tempo de Feijó - desaparecido prematuramente na sequência provável de um acidente isquémico cardíaco -, foi o mais doloroso do ponto de vista físico e mental, sustentou o conferencista que também revelou o melhor da sua poética - perspetiva literária consensualmente partilhada pela crítica coeva.

À palestra do Dr. João Pimenta, que contou com a presença do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador com o Pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima, seguir-se-á "Ainda os dois «minhotos, diplomatas e amigos»: (mais correspondência entre António Feijó e o 2.º Visconde de Pindela): da guerrilha portuguesa e da Europa da Grande Guerra", conferência a cargo do Dr. João Afonso Machado que, agendada para 7 de dezembro, encerra o programa de tributo a uma das personalidades mais proeminentes da literatura local.

Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

 

Últimas notícias da categoria Cultura
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho | 12.01.2018
Centenário de Manuel José de Oliveira celebrado com casa cheia na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima | 10.01.2018
Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira | 02.01.2018
Legado epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta | 15.12.2017
Francisco Sá Carneiro recordado na edição de dezembro do Cinema História | 30.11.2017
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :