0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Modernização Administrativa
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Educação
Categorias
04 de Janeiro a 30 de Janeiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove sessões de Cinema Infantojuvenil
24 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima exibe “The boss baby” em antecipação à festa dos Óscares
02 de Janeiro a 28 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho
05 de Janeiro a 31 de Maio
  Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira
Todos os Eventos






Legado epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta
Cultura| 15 de Dezembro de 2017
Legado epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta
Legado epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta

A correspondência entre António Feijó e o 2.º visconde de Pindela foi o mote dominante da última conferência de tributo ao poeta ponte-limense que decorreu na passada quinta-feira, 7 de dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Orientada pelo advogado e escritor, João Afonso Machado, a palestra recuperou as cartas trocadas entre 1886 - período em que Feijó exerceu Direito a contragosto no escritório do irmão José antes da partida para o Brasil em carreira diplomática - e 1916 - ano subsequente ao falecimento de Mercedes e anterior à morte do autor de "Sol de Inverno" -, numa sessão marcada pela evocação da amizade entre ambos - porventura iniciada por intermédio de um amigo comum, o conselheiro Luís de Magalhães -, e pela referência às notas predominantes e transversais a três décadas de conversas epistolares. Intercalando a comunicação com a leitura de uma seleção de missivas, o conferencista sublinhou a nostalgia sentida por efeito das saudades da "querida pátria", destacou o espírito de sacrifício que lhes permitiu suportar as agruras dos "exílios" e salientou a recorrente menção aos achaques e padecimentos de cada um, reportados com mais ou menos pormenor.  

Conhecedor da riqueza informativa contida na correspondência entre os dois diplomatas, João Afonso Machado realçou a importância dos retratos sociopolíticos das cartas coligidas, que permitem espelhar a complexa realidade do período finissecular português. Detendo-se especialmente no episódio do Regicídio, o palestrante enfatizou a consternação de ambos diante da morte inesperada de D. Carlos e do príncipe real, D. Luís Filipe, salientou a preocupação com o derradeiro tempo de governação monárquica - apesar de partidários da realeza, António Feijó e o 2.º visconde de Pindela mantinham um espírito crítico na apreciação do regime -, e registou a reação de ambos diante da implantação da República, viragem política que não impediu Feijó de se conservar no exercício de funções diplomáticas em Estocolmo, mas que ditou, por exclusiva vontade do visconde, o abandono de carreira.

Além das missivas já editadas na obra "Minhotos, diplomatas e amigos: correspondência (1886-1916) entre o 2.º visconde de Pindela e António Feijó" - livro que inspirou o título da quinta conferência de tributo ao autor de "Novas bailatas" -, João Afonso Machado revelou a existência de outras cartas inéditas, cujos excertos lidos permitiram conhecer um pouco mais da relação de ambos e dos seus posicionamentos em face da cultura, da política e da História em Portugal e no mundo.

A última conferência de homenagem a uma das figuras mais elevadas das letras ponte-limenses contou com a presença de familiares de António Feijó e com a intervenção do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, vereador com o pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima, que anunciou a publicação de um boletim cultural com a totalidade das cinco palestras de tributo ao poeta-diplomata realizadas no âmbito das comemorações dos 100 anos da morte.

Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

 

Últimas notícias da categoria Cultura
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho | 12.01.2018
Centenário de Manuel José de Oliveira celebrado com casa cheia na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima | 10.01.2018
Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira | 02.01.2018
Francisco Sá Carneiro recordado na edição de dezembro do Cinema História | 30.11.2017
João Afonso Machado fecha ciclo de tributo a António Feijó | 30.11.2017
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :