0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Modernização Administrativa
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Educação
Categorias
04 de Janeiro a 30 de Janeiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove sessões de Cinema Infantojuvenil
24 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima exibe “The boss baby” em antecipação à festa dos Óscares
02 de Janeiro a 28 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho
05 de Janeiro a 31 de Maio
  Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira
Todos os Eventos






Centenário de Manuel José de Oliveira celebrado com casa cheia na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
Cultura| 10 de Janeiro de 2018
Centenário de Manuel José de Oliveira celebrado com casa cheia na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
Centenário de Manuel José de Oliveira celebrado com casa cheia na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

As comemorações dos 100 anos da morte de Manuel José de Oliveira - assinaladas na passada sexta-feira, 5 de janeiro - levaram dezenas de pessoas à Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. O programa do centenário arrancou com uma visita guiada à exposição de tributo, intitulada "Manuel José de Oliveira: limianista e republicano", que congrega 13 painéis com o enquadramento histórico-cultural da época em que se movimentou e o essencial do percurso do clínico vila-verdense - que também exerceu os cargos de deputado, senador e governador civil do Porto - e possibilita o contacto com fotografias, documentação e objetos inéditos.

À apreciação da mostra evocativa da vida e obra do médico e político republicano que consagrou parte significativa do seu trabalho a Ponte de Lima, seguiu-se a palestra "Medicina e cultura em Portugal: o caso do Dr. Manuel José de Oliveira (1877-1918)", orientada por Armando Malheiro da Silva, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que traçou um retrato biográfico da personalidade homenageada, sublinhando essencialmente o cumprimento de uma medicina social - intrinsecamente relacionada com o ideário republicano -, destacando a dedicação ao estudo da História local e salientando o recurso ao jornalismo como ferramenta de propaganda e de defesa da educação indispensável ao desenvolvimento do país. Numa palestra que juntou familiares de Manuel José de Oliveira e público em geral, Armando Malheiro da Silva reforçou a precocidade literária do "médico político", a sua permanente atualização através da compra constante de livros e da assinatura de revistas francesas de primeira qualidade e a sua faceta de protetor social para lá do exercício de exímio curador de corpos.

A cerimónia comemorativa do primeiro centenário de uma figura louvada pela mente curiosa e pelo espírito investigativo orientado por princípios ideológicos fortes beneficiou do contributo de Luís A. de Oliveira Ramos que, na qualidade de representante da família de Manuel José de Oliveira, saudou o tributo há muito devido a um indivíduo extraordinário e fora do comum que se diferenciou, sobretudo, pela bondade e pela afetividade na relação com os outros.

De acordo com o Dr. Paulo Barreiro de Sousa, vereador com o pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima, a exposição - patente ao público na varanda interior da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima até 31 de maio - andará em itinerância pelas escolas do concelho para dar a conhecer à comunidade educativa uma personalidade que marcou a História de Ponte de Lima nos primeiros anos do século XX.

Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

 

Últimas notícias da categoria Cultura
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho | 12.01.2018
Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira | 02.01.2018
Legado epistolar de Feijó encerra ciclo de homenagem ao poeta | 15.12.2017
Francisco Sá Carneiro recordado na edição de dezembro do Cinema História | 30.11.2017
João Afonso Machado fecha ciclo de tributo a António Feijó | 30.11.2017
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :