0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias Categorias
Autarquia
Cultura
Modernização Administrativa
Recursos de Pesquisa
Serviços
Sociedade
Educação
Categorias
24 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima exibe “The boss baby” em antecipação à festa dos Óscares
02 de Janeiro a 28 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho
01 de Fevereiro a 01 de Março
  Município de Ponte de Lima promove Concurso de Poesia
05 de Janeiro a 31 de Maio
  Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira
Todos os Eventos






Biografia de Eça de Queirós apresentada na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
Cultura| 07 de Fevereiro de 2018
Biografia de Eça de Queirós apresentada na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
Biografia de Eça de Queirós apresentada na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

A obra "Eça de Queiroz: uma biografia", da autoria de Alfredo Campos Matos, foi apresentada no passado sábado, 3 de fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Trata-se da terceira edição de um livro que, além de conter atualizações e renovado material informativo, traz uma novidade estrutural que a diferencia das habituais propostas biográficas, porquanto congrega num só volume o essencial da vida de Eça de Queirós, mais de 20 tópicos temáticos de fundamental importância para o conhecimento do universo queirosiano e uma relação das principais obras do autor de "Os Maias" acompanhada das respetivas sínteses de enredo. Características que, segundo José Cândido de Oliveira Martins - docente e investigador da Universidade Católica Portuguesa responsável pela apresentação da obra de A. Campos Matos - transformam a biografia lançada num marco literário em Portugal, tornando-a a melhor introdução até à data do impressionante legado de Eça de Queirós.

A excelência do título, que tem a chancela editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, permite ao leitor "entranhar-se na complexidade da personalidade de Eça", possibilitando o estilo escorreito da obra e a acessível organização dos capítulos que a mesma seja lida por especialistas queirosianos e pelo público em geral. Para José Cândido de Oliveira Martins, a completitude e a exemplaridade do livro de A. Campos Matos explicam ainda o sucesso das edições no estrangeiro - mormente no Brasil onde o autor de "A capital" é profusamente reverenciado - e justificam as importantes distinções granjeadas desde a primeira edição, com particular destaque para o Grande Prémio de Literatura Biográfica da Associação Portuguesa de Escritores. 

Um reconhecimento que Alfredo Campos Matos fundamenta com as especificidades de uma obra que beneficia de mais de 60 anos de investigação queirosiana essenciais para a reposição da verdade biográfica de um Eça de Queirós incompreendido por alguns investigadores. Convencido de que o entendimento de um homem na sua totalidade ajuda ao conhecimento do legado literário deixado, o especialista que "[vive] dentro do Eça desde os 15 anos" - altura em que se rendeu à leitura de "A relíquia" - não tem dúvidas em afirmar que aqueles que não alcançam "o problema psicológico [do autor jamais perceberão] metade dos textos que escreveu".

A sessão de apresentação de "Eça de Queiroz: uma biografia" - também marcada pela referência às afinidades do escritor a Ponte de Lima e à amizade com o poeta-diplomata António Feijó - contou com a presença da Eng.ª Mecia Martins, vice-presidente do Município de Ponte de Lima.


Biografia de Eça de Queirós apresentada na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
Biografia de Eça de Queirós apresentada na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:

 

Últimas notícias da categoria Cultura
Exposição evocativa dos 100 anos da morte de António Feijó | 22.02.2018
Município de Ponte de Lima apresenta novo livro de A. Campos Matos | 02.02.2018
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima assinala Dia de São Valentim | 01.02.2018
Vida de Muhammad Ali em destaque no Cinema História de fevereiro | 31.01.2018
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho | 12.01.2018
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :