0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias
04 de Janeiro a 30 de Janeiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove sessões de Cinema Infantojuvenil
24 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima exibe “The boss baby” em antecipação à festa dos Óscares
02 de Janeiro a 28 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho
05 de Janeiro a 31 de Maio
  Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira
Todos os Eventos






Fé e Religiosidade Popular de Ponte de Lima: Cruzeiros, Vias-Sacras, Nichos e Alminhas
05 de Julho de 2013
Fé e Religiosidade Popular de Ponte de Lima: Cruzeiros, Vias-Sacras, Nichos e Alminhas
Fé e Religiosidade Popular de Ponte de Lima: Cruzeiros, Vias-Sacras, Nichos e Alminhas

ALMEIDA, Carlos A. Brochado de; GONÇALVES, Mário Carlos Sousa; ALMEIDA, Ana Paula Azevedo Ramos B. de - Fé e Religiosidade Popular em Ponte de Lima: Cruzeiros, Vias-Sacras, Nichos e Alminhas. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2012. 271 p. ISBN 978-972-8846-44-2.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Preço: € 18,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt.

 

 Apresentação:

Tecer algumas palavras, em forma de abertura, de uma monografia editada pelo Município relacionada com a promoção de património artístico e arquitetónico, numa vertente religiosa e com um cariz vernacular que muito nos enobrece, é uma tarefa bem agradável, principalmente quando essa obra é apresentada a público no dia 4 de março, dia maior do nosso concelho, Dia de Ponte de Lima. Depois de várias publicações abordarem múltiplas facetas patrimoniais do rico acervo que Ponte de Lima, no seu todo, ostenta, muitas vezes sobre o que denominamos de testemunhos grandiosos, traduzidos em monumentalidade, arte, história, património imaterial, tantos e vários temas, autênticos tesouros de que somos herdeiros com a árdua tarefa de preservar, estudar, divulgar e legar, sempre que possível enriquecidos, aos vindouros, importa um olhar atento para o pormenor, para o simbólico, para a riqueza envolvente que, por nos ser tão familiar, nem sempre é apreciada de acordo com o seu real valor. Todos sabemos que património só o é quando as populações se nele reveem, quando o mesmo faz parte das suas representações, pela memória, tradição e identidade, criando correspondências, muitas vezes, de prestígio num sentido que revela poder e sentimento de pertença. Nele, no sentimento de pertença, se espelha a verdadeira ligação à Terra, o apego das Gentes, o pulsar das vivências quotidianas, as quais passam, inevitavelmente, pelas relações com o divino, num constante pedido de proteção, tendo em conta o quanto os fatores religiosos significam para as nossas comunidades.

Este trabalho é disso um excelente testemunho, expondo um extenso rol de património que engloba os cruzeiros, as vias-sacras, os nichos e as alminhas que pululam em todas as freguesias do concelho. Um levantamento que se impunha, que urgia realizar, para registar e fomentar o seu estudo de uma maneira mais sistemática e sistémica, com as devidas metodologias, independentemente da finalidade a alcançar. Cumpre por isso agradecer a todos quantos contribuíram para mais esta edição municipal, superiormente coordenados pelo Prof. Doutor Carlos Alberto Brochado de Almeida, Coordenador do Museu dos Terceiros, por este belo exemplo do muito que há a fazer pelo valioso acervo patrimonial limiano.


VICTOR MENDES

Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :