0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias
16 de Outubro a 30 de Novembro
  Retratos de Feijó em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
19 de Janeiro a 27 de Dezembro
  Biblioteca Municipal dinamiza sessões de cinema em língua portuguesa
06 de Novembro a 31 de Dezembro
  Exposição e palestra assinalam 500 anos da Reforma Protestante
Todos os Eventos






Ponte de Lima: 9.º Festival Internacional de Jardins = 9th International Garden Festival
05 de Julho de 2013
Ponte de Lima: 9.º Festival Internacional de Jardins = 9th International Garden Festival
Ponte de Lima: 9.º Festival Internacional de Jardins = 9th International Garden Festival

VIEIRA Ovídio; [et.al.] - Ponte de Lima: 9.º Festival Internacional de Jardins = 9th International Garden Festival. Município de Ponte de Lima: Ponte de Lima, 2013. 148 p. ISBN 978-972-8846-46-6.

 

 

 

 

 

Preço: € 5,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt.

 

 Apresentação:

Uma das preocupações constantes do Executivo Municipal, em estreita e direta colaboração com a Direção do Festival Internacional de Jardins, é a necessária promoção, através do mais distintos canais, quer a dirigida ao público visitante, quer aos potenciais concorrentes e criadores, uma vez que sem estes últimos seria impossível a realização anual do evento com a continuada elevação de nível a que temos assistido e que todos reconhecem.

A par disso, o estabelecimento de parcerias com certames congéneres e com manifestações ligadas ao Ambiente e à Arte dos Jardins continua a pautar a nossa atuação, fazendo chegar o nome do Festival Internacional de Jardins a congressos, encontros, feiras e outros tipos de manifestações, sem esquecer a importância das relações estabelecidas através da Rede Europeia de Festivais de Jardins, que esperamos ver alargada a outras iniciativas efetivadas um pouco por toda a Europa, no mais curto espaço de tempo.

O trabalho e esforços despendidos nunca são em vão e temos conseguido granjear colaborações de variadíssima índole, nomeadamente através de aconselhamento técnico, bem como o reconhecimento internacional da mais-valia e da importância de que o Festival Internacional de Jardins se reveste no contexto mundial dos festivais de jardins.

Neste ano de 2013 alcançamos um merecido prémio, fruto da conjugação de muitas energias e desenvolvimento de relações, algumas delas resumidas nas palavras que acabo de escrever. Integrado no evento internacional "2013 North American Garden Tourism Conference" cuja gala de entrega de prémios se realizou em Toronto, no Canadá, no âmbito do Prémio Garden Tourism Awards, recebemos, com inteira justiça, o Prémio de Festival Internacional de Jardins do Ano de 2013, tendo a competente organização evidenciado as ações realizadas pelo Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima no grande contributo para o desenvolvimento do Turismo Internacional ligado aos Jardins.
Sim, ao fim de nove anos de existência, no vasto leque de festivais de jardins que se realizam por todo o mundo, somos o Festival Internacional de Jardins do Ano.

Se este facto muito nos orgulha ainda mais nos responsabiliza, uma vez que nos obriga a esforços redobrados para manter os padrões de qualidade ascendente que caracterizam esta manifestação artística e ambiental, que devemos considerar um dos grandes cartões de visita que a região pode oferecer e refiro-me, em termos de região, ao Norte do país.

Por tudo isso, aquando da cerimónia de entrega do prémio tivemos oportunidade de estabelecer diversificados contactos que, muito certamente, nos irão abrir portas para a contínua melhoria do certame, aproveitando o ensejo para convidar especialistas de renome mundial a visitar-nos e a apresentar candidaturas para a realização de jardins nos festivais vindouros.

No que respeita ao Festival do presente ano, que agrega um conjunto notável e muito equilibrado de projetos, subordinado ao tema Jardim dos Sentidos, muito se poderia dizer tendo em conta a riqueza da temática que seria do ser humano sem sentidos?

Não vou falar aqui de todos os sentidos, uma vez que as explanações e as explicações fazem parte do conteúdo deste livro.

Quero, porém, falar de um que devemos ter sempre presente na forma como trabalhamos e desenvolvemos os nossos projetos - o sentido do equilíbrio.

Não de uma forma de sentimento físico, mas de um modo que nos compromete a conduzir os destinos de Ponte de Lima de maneira sempre equilibrada e idónea, dando os passos certos e aproveitando todas as oportunidades de investimento, para que os projetos cresçam e se afirmem no contexto local, regional, nacional e mundial, como acontece com o Festival Internacional de Jardins do Ano de 2013 - o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Neste Jardim dos Sentidos, de mente e corpo abertos à sensibilidade, convido-vos a mais uma experiência sensorial única e permito-me finalizar com duas palavras: voltem sempre!


Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima

Palavras chaves
voltar
Imprimir Imprimir Enviar Enviar Partilhar
topo


Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :