Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca municipal Ponte de Lima

Biblioteca_1

Áreas e Secções

A Biblioteca Municipal é constituída por espaços e ambientes distintos que convidam à descoberta.

A coleção e os recursos de informação deste serviço foram implementados com a intenção de proporcionar ao seu público uma viagem pela informação e pelo conhecimento de forma a satisfazer e a incentivar as suas necessidades ao nível da educação, conhecimento, cultura e lazer.

 

  • Entrada (receção e Balcão de empréstimo)

    IMG_9828A receção ou balcão de atendimento é um espaço de acolhimento e orientação dos leitores e utilizadores onde se prestam diversos serviços, nomeadamente a disponibilização de informações sobre o funcionamento da biblioteca e respetivos regulamentos. Este é ainda um lugar onde se processa o empréstimo domiciliário bem como o serviço de reprografia.

    Neste espaço encontram-se, também, uma enorme variedade de publicações: jornais diários, semanários, locais, regionais, nacionais, desportivos, e também revistas de divulgação e informação geral.

  • Zona Infantojuvenil

    IMG_9859Este é o espaço dedicado às crianças a jovens até aos 14 anos de idade.

    Nesta sala o mobiliário, assim como a decoração, estão dispostos de modo a acomodar e agradar os mais jovens. Assim sendo, o espaço é regularmente remodelado e decorado em função de efemérides/dias temáticos.

    Para facilitar a procura de informação, existem três postos de acesso à Internet estritamente disponibilizados para a pesquisa do público infantojuvenil.

    Os mais jovens dispõem de diversas atividades de promoção do livro e da leitura pensadas e organizadas especialmente para eles, com o objetivo de enriquecer os conhecimentos e fomentar o gosto pela leitura de forma lúdica e aprazível.

  • Zona de Adultos

    Este espaço prima por possuir um acervo bibliográfico muito diversificado, em livre acesso, sendo passível de empréstimo domiciliário. Possui fundos documentais que abrangem praticamente todas as áreas do conhecimento humano, organizados de forma sistemática, nas estantes, segundo o esquema de classificação decimal universal:

    • 0 - Obras gerais de referência / Dicionários / Enciclopédias;
    • 1 - Filosofia / Psicologia;
    • 2 - Religião / Teologia;
    • 3 - Ciências sociais;
    • 5 - Ciências puras;
    • 6 - Ciências aplicadas;
    • 7 - Arte / Espetáculo / Desporto;
    • 8 - Linguística / Literatura;
    • 9 - Geografia / Biografia / História.

    IMG_9800Esta sala contém, igualmente, o Fundo Local, onde se disponibiliza documentos sobre Ponte de Lima.

    O fundo local das bibliotecas públicas é caraterizado por uma diversidade informativa única e irrepetível, simultaneamente vital para o conhecimento e para a memória coletiva. Este fundo tem um valor cultural imprescindível, sendo objeto de interesse para diferentes áreas de investigação, contendo dados e informação inestimáveis e notavelmente valiosas.

    É neste contexto, que surge o fundo local que a BMPL alberga, constituído por monografias sobre a história local, biografias sobre personalidades limianas ou sobre outras pessoas que viveram parte da sua vida nesta vila, assim como, obras literárias de escritores nascidos no concelho ou que a este se refiram e outras publicações das mais variadas áreas do conhecimento, sobre Ponte de Lima.

    A Biblioteca Municipal tem a responsabilidade de tratar, conservar e difundir toda esta documentação, nos mais diversos tipos de suporte, tornando-a acessível a toda a população, e preservando a memória da cultura local.

  • Zona de Audiovisuais

    IMG_9787Neste espaço onde se mistura a imagem e o som há a possibilidade de visionamento de filmes em suporte vídeo e DVD e a audição de CD's.

    Os Cd's estão organizados por tipo de música e os DVD's e Vídeos por género de filmes.

    Nesta sala, existem também outros documentos audiovisuais, entre os quais, cassetes-vídeo, DVD, cassetes áudio e CD's sobre Ponte de Lima, disponíveis para empréstimo domiciliário.

    Para facilitar a procura de informação, existem três postos de acesso à Internet disponibilizados para a pesquisa.

  • Sala Polivalente

    A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima está dotada de uma sala polivalente com capacidade para 50 pessoas que complementa a sua oferta cultural e informativa. Este espaço está vocacionado para a realização de um conjunto heterogéneo de atividades cujo denominador comum é a promoção do livro e da leitura, tendo em vista, por um lado, a divulgação dos seus serviços e do fundo documental da biblioteca e, por outro, a sua inserção na comunidade.

  • Depósito

    Neste espaço albergam-se diversas obras, entre as quais estão os livros mais antigos, raros e preciosos, que não podem ser colocados nas estantes de livre acesso. Preservam-se, assim, espólios bibliográficos, legados e doações efetuadas por famílias ilustres de Ponte de Lima, dos quais se destacam, pela sua importância cultural e científica, a documentação de António Feijó, Carlos de Passos, Lopo Feijó e António Ferreira.