Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca municipal Ponte de Lima

Biblioteca_1

Serviços

A utilização dos serviços da Biblioteca Municipal é livre e acessível a todos os cidadãos, sem qualquer distinção de idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, condição social, ideologia política ou outras.

A inscrição é gratuita e efetuada no ato, mediante a apresentação de documento de identificação, fotografia e comprovativo de morada.

Aos indivíduos com idade inferior a 18 anos e cidadãos inimputáveis é exigida também a assinatura de "Termo de Responsabilidade" por parte do encarregado de educação e apresentação de documento de identificação do mesmo.

  • Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE)

    No contexto da Rede Nacional de Bibliotecas Escolares e do protocolo assinado entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal, a BMPL integra nos seus serviços o Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) do concelho.

  • Empréstimo de Exposições

    A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima - enquanto instituição promotora do livre e generalizado acesso à informação e ao conhecimento - disponibiliza um conjunto de exposições e mostras de interesse temático para requisição temporária dos painéis que compõem cada exibição biobibliográfica.

    Assim, todas as instituições interessadas poderão solicitar à BMPL, de entre as várias possibilidades disponíveis, a exposição que considerem pertinente para empréstimo.

    Consulte:

  • Biblioteca Itinerante

    Desde há várias décadas que a Biblioteca Itinerante dedica um importante serviço de promoção da leitura junto dos estabelecimentos de ensino do concelho.

    Atualmente, a Biblioteca Itinerante apetrechada de um fundo documental diversificado, que abarca diferentes áreas de conhecimento, disponibiliza mais de 2500 títulos indo ao encontro do interesse dos vários níveis etários e das crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho de Ponte de Lima, que não possuem Biblioteca Escolar.

    A visita semanal da Biblioteca Itinerante às escolas é sempre uma alegria constante para as crianças, não só pelo facto de requisitarem livros atuais, mas também, por ser portadora de algumas informações sobre as atividades que decorrem na Biblioteca Municipal e em outros serviços do Município.

  • Banco de Manuais Escolares

    O projeto ‘Banco de Manuais Escolares' tem como objetivo fomentar a partilha de manuais escolares, mediante o envolvimento e a sensibilização de toda a comunidade escolar (alunos, encarregados de educação, pessoal docente e pessoal não docente), alertando, desta forma, para a necessidade de reutilização dos manuais escolares usados.

    Mais informações aqui

  • Consulta de Documentos e Leitura Presencial

    A Leitura presencial ou consulta de documentos é um dos serviços que a Biblioteca Municipal disponibiliza ao público em geral, facilitando o livre acesso aos documentos existentes nas diferentes salas de leitura e no Depósito, seja para consulta local ou para empréstimo domiciliário.


    Os utilizadores podem pesquisar diretamente nos computadores existentes no balcão da receção ou nas salas de leitura acedendo ao catálogo online desta Biblioteca, em http://catalogo.biblioteca.cm-pontedelima.pt/  e ir diretamente às estantes procurar as obras pretendidas.

    As obras encontram-se em acesso livre nas estantes, organizadas por assuntos, de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU).

  • Empréstimo Domiciliário

    Na BMPL pode efetuar-se o empréstimo domiciliário de livros, CD'S, DVD'S, CD-ROM'S e periódicos (revistas), que estão acessíveis a todos os utilizadores.

    O empréstimo domiciliário é a cedência de documentos para leitura, em espaços exteriores às instalações da Biblioteca. Para obter o empréstimo de documentação, o leitor deverá recolhê-la na sala de leitura ou solicitar o documento pretendido aos técnicos da BMPL.

    1. Empréstimo - O empréstimo de publicações é facultado individualmente a cada utilizador mediante a apresentação do cartão de utilizador, devidamente atualizado e deverá ser realizado até 3 minutos antes do encerramento da Biblioteca.
      Cada utilizador poderá requisitar até 3 obras por um período de 10 dias, renováveis no máximo de 3 vezes. A renovação do prazo de empréstimo pode ser requerida até ao último dia do prazo determinado, pessoalmente no balcão de atendimento, por telefone ou via correio eletrónico. Qualquer utilizador perde o direito à renovação do prazo de empréstimo se deixar ultrapassar esse prazo ou se a Biblioteca necessitar da publicação em causa para satisfazer outros pedidos.
    2. Devolução de Publicações - No ato de devolução de publicações, o leitor tem o direito de exigir, para sua salvaguarda, cópia do talão de devolução.
    3. Penalizações - Atrasos na devolução de publicações cedidas em regime de empréstimo domiciliário implicam a suspensão imediata de novos empréstimos domiciliários.
    4. Responsabilidade - Em qualquer circunstância o leitor é sempre o exclusivo responsável pelo documento que requisitou, tendo de indemnizar a Biblioteca em caso de dano ou perda da mesma.
  • Empréstimo Interbibliotecário

    A BMPL presta o serviço de empréstimo interbibliotecas com o objetivo de facilitar o acesso à sua coleção, em função de pedidos de documentação feitos por outras bibliotecas, no país ou no estrangeiro.

    Este serviço recorre ao empréstimo interbibliotecas sempre que a sua coleção não responda às necessidades dos seus leitores e, a pedido destes, seja possível identificar outra biblioteca, no país ou no estrangeiro, que possua a documentação pretendida e aceite as condições apresentadas.

    Consulte:

  • Eventos

  • Promoção do Livro e da Leitura

    A BMPL organiza diversas iniciativas de promoção do livro e da leitura dirigidas para público diversificado.

  • Recursos Informáticos

    A Biblioteca disponibiliza um conjunto de recursos informáticos aos utilizadores de forma gratuita, nomeadamente computadores com ligação à Internet, na Receção, Sala Infantojuvenil, Sala dos Audiovisuais e Sala de Adultos. 

    O interior da BMPL encontra-se também coberto por rede Wireless, permitindo o acesso à Internet a partir de computadores portáteis pessoais.

    Aceda aqui às Normas de Utilização e Funcionamento da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

  • Reprodução e Impressão

    A BMPL disponibiliza fotocópias, impressões e digitalizações aos utilizadores (com custo).

  • Reserva de Documentos

    Os utilizadores podem solicitar a reserva de documentos presencialmente, por telefone, por e-mail ou pela Internet (OPAC).

  • Serviço de Referência

    A BMPL dispõe de técnicos especializados para orientar os utilizadores na pesquisa de informação, na consulta do catálogo, na procura de documentos nas estantes, no acesso aos computadores.

  • Serviço de Infoliteracia

    A Biblioteca Municipal tem a responsabilidade de organizar e desenvolver o Serviço de Infoliteracia do Município de Ponte de Lima, com o objetivo de disponibilizar, de forma gratuita, cursos básicos de informática para adultos, que permitirão a aquisição de conhecimentos fundamentais para a utilização e o manuseamento do computador, mormente ao nível do recurso à Internet.

    Através de sessões de 60 minutos cada, que decorrerão no Espaço Internet em dias e horários pré-definidos (consultar folheto de divulgação), os formandos aprenderão um conjunto de operações informáticas essenciais para o dia a dia, que lhes conferirá um certo grau de autonomia, de experiência digital e de liberdade informativa.

  • Projeto Educativo de Educomunicação, Ambiente e Cidadania Infantil

    A Biblioteca Municipal é responsável pela implementação e coordenação do projeto educativo do Município de Ponte de Lima subordinado à temática de "Educomunicação, ambiente e cidadania infantil", que decorre nos estabelecimentos de ensino do concelho de Ponte de Lima.

    Esta iniciativa é direcionada para crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos (3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do Ensino Básico) e desenvolvida pelos investigadores da Universidade do Minho, Dr.ª Grécia Rodrigues e Dr. Leonardo de Albuquerque, coordenadores da Associação "Soy Niño, Sou Criança".

    Trata-se de um projeto constituído por um conjunto diversificado de atividades lúdico-educativas e comunicacionais, que levam as crianças a opinar, a estimular as suas capacidades comunicacionais, a fortalecer processos de aprendizagem coletiva, sentido de responsabilidade e compromisso, visando a consolidação de aprendizagens sustentadas em dinâmicas de sensibilização social, de consciencialização ambiental e de participação cívica.

  • Visualização de Filmes

    As Salas dos Audiovisuais e Infantojuvenil encontram-se equipadas com televisores e leitores de DVD'S para o visionamento de filmes.