Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca municipal Ponte de Lima

Biblioteca_1

Recursos de Pesquisa

A Biblioteca Municipal alberga um riquíssimo Fundo Local constituído por monografias sobre a história local, biografias sobre personalidades limianas ou sobre outras pessoas que viveram parte da sua vida nesta vila, assim como, obras literárias de escritores nascidos no concelho ou que a este se refiram e outras publicações das mais variadas áreas do conhecimento.

Fazem parte integrante do Fundo Local as publicações periódicas sob a forma de jornais e revistas locais e também almanaques, anuários, folhetos, panfletos, brochuras diversas e roteiros de cariz local.

A Biblioteca Municipal possui, ainda, um Fundo Antigo constituído por diversas obras, integrando os livros mais antigos, raros e preciosos, que não podem ser colocados nas estantes de livre acesso. Preservam-se, assim, espólios bibliográficos, legados e doações efetuadas por famílias ilustres de Ponte de Lima, dos quais se destacam, pela sua importância cultural, científica e histórica, os legados de António Feijó, Carlos de Passos, Lopo Feijó e António Ferreira.

O Fundo Local e o Fundo Antigo desta instituição assumem um papel de crucial importância ao colocar à disposição da comunidade o conhecimento dos bens culturais, científicos e históricos, na sua aceção mais ampla, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento, despertando e cativando a comunidade para as realidades regionais e locais, assumindo-se, deste modo, como uma instituição que pretende trabalhar para uma cidadania ativa.

Estes fundos documentais (Fundo Local e Fundo Antigo) são essenciais dado que são constituídos por documentos muito específicos de interesse local, assumindo-se, por isso, como fontes de informação privilegiadas para o estudo e a promoção da história do concelho e da região, contribuindo, desta forma, para a afirmação de uma identidade individual e coletiva.

A Pesquisa na Biblioteca Municipal pode ser feita presencialmente ou através do Catálogo disponível online (OPAC), que permite diversos tipos de pesquisa: pesquisa geral, pesquisa simples, pesquisa avançada e pesquisa de autoridades.

 

Consulte: