0
                

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Infinite Menus, Copyright 2006, OpenCube Inc. All Rights Reserved.
Categorias
04 de Janeiro a 30 de Janeiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima promove sessões de Cinema Infantojuvenil
24 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima exibe “The boss baby” em antecipação à festa dos Óscares
02 de Janeiro a 28 de Fevereiro
  Biblioteca Municipal de Ponte de Lima evoca vida e obra de António Feliciano de Castilho
05 de Janeiro a 31 de Maio
  Município de Ponte de Lima assinala centenário da morte de Manuel José de Oliveira
Todos os Eventos




Atividades

Oficinas e Ateliers

A Biblioteca promove a criação e desenvolvimento de um conjunto de oficinas de ocupação lúdico-pedagógica dos tempos livres, que obedecem a um programa de atividades previamente definido e cumprido sob a orientação permanente dos técnicos do serviço da Biblioteca.

Este projeto visa cativar os utilizadores para uma nova forma de ir ao encontro do livro e da leitura.

 

Oficina Criativa 'Férias Divertidas'

Com esta iniciativa pretende-se fomentar o gosto pela leitura, organizando atividades que permitam uma ocupação enriquecedora e gratificante dos tempos livres dos mais novos.

 

Oficinas Natalícias

Com esta oficina pretende-se fomentar o gosto pela leitura, organizando atividades que abordem a temática a comemorar, possibilitando uma ocupação enriquecedora e gratificante dos tempos livres das crianças.

 

Mensagens de Amor

Com esta atividade pretende-se sensibilizar e estimular as relações de afeto, a partilha de emoções, o estreitamento de laços afetivos, fomentando o gosto pela Literatura, mais especificamente por mensagens, poemas e cartas de amor.

Iniciativa direcionada para um público mais jovem 1º e 2º ciclo de ensino básico do concelho de Ponte de Lima, que visa assinalar o Dia dos Namorados.

 

Hora do Conto + Atelier Criativo

A Hora do Conto é um programa de promoção da leitura que se foca essencialmente nas crianças da faixa etária do pré-escolar e do 1º ciclo, e é sempre seguida de um atelier diretamente relacionado com a história lida.

O objetivo desta atividade é motivar e sensibilizar os utilizadores para o livro e para a leitura, promovendo junto das crianças o gosto pela leitura, criando momentos que as façam entrar no mundo mágico dos livros.

Público-alvo: pré-escolar e 1.ºciclo do ensino básico (por marcação).

História do Mês

Todos os meses a biblioteca apresenta uma nova história recheada de surpresas e grandes emoções.

É um convite à vivência de brincadeiras com palavras contadas e cantadas, que visa estimular a criatividade, aliando histórias a canções.

Público-alvo - Infantojuvenil (por marcação).

 

 

Teatro de Fantoches

Com esta atividade pretende-se despertar as crianças para uma nova forma de ouvir histórias, fomentando a sua curiosidade e imaginação.

Neste contexto, pretendemos dar a conhecer para além da palavra, elementos cénicos que possibilitem novas formas de contar uma história.

 

Teatro de Fantoches "O Lobo Azarado"

Era uma vez uma três proquinhos, cor de rosa, tão lindos!...

Público-alvo - Infantojuvenil (por marcação).

 

Bebéteca

O projeto da Bebéteca é direcionadas para as famílias com bebés até aos 3 anos, que poderão participar num programa repleto de atividades concebido especialmente para os mais pequenos, fomentando o imaginário e o desenvolvimento pessoal, intelectual e criativo.

Esta iniciativa decorre aos Sábados de manhã (uma vez por mês), entre as 10h30m e as 11h30m, com verdadeiros momentos de fantasia e de afetos, estimulando os bebés de forma original e criativa, lúdica e aprazível.

 

 

Área Projeto 'O Segredo das Sombras Chinesas'

A Área - Projeto é um programa de promoção da leitura da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima que visa contribuir para o desenvolvimento de múltiplas capacidades, designadamente a imaginação, a fantasia, a expressão oral, a expressão escrita, o espírito crítico, a criatividade e a expressão corporal das crianças.

O Teatro de Sombras Chinesas é potenciador de uma aprendizagem integrada e vivenciada, que recorre a uma linguagem pluridisciplinar e possibilita o desenvolvimento das capacidades expressivas das crianças.

A sua natureza mágica e poética convida ao jogo e à experimentação, estimulando a imaginação e a criatividade.

Assim, nesta área projeto os participantes terão a oportunidade de conhecer os recursos técnicos e expressivos do teatro de sombras e aprender a utilizá-los em contexto lúdico-pedagógico, neste ano em que se comemora o Ano Internacional da Luz.

Através de alguns exercícios, recriações de histórias, ou pequenas criações, irão explorar esta arte milenar, desenvolvendo competências criativas, cognitivas e sociais.

Calendarização: a decorrer mensalmente na Biblioteca Municipal de outubro de 2014 a maio ou junho de 2015.

Público-Alvo: 2 turmas do 4.º ano de escolaridade, do 1.º ciclo do ensino básico.

 

Escutar, Ler... Imaginar e Aprender

Com este projeto a Biblioteca desenvolve atividades de promoção do livro e da leitura nas diferentes escolas e Bibliotecas Escolares do concelho, após coordenação de temas com os responsáveis dos estabelecimentos de ensino, descentralizando, desta forma, a realização de ações. Deste modo, a Biblioteca Municipal pretende estar mais próxima do público infantojuvenil, mostrando-se sempre disponível para partilhar com estes leitores, o gosto pela melhor forma de estimular o raciocínio criativo, as competências linguísticas e de interpretação, em suma, a leitura.

 

 

Biblioteca Fora de Portas - BiblioSénior, BiblioCafé e BiblioSaúde

Este projeto de itinerância de documentos e atividades enquadra-se no esforço desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal que, fruto das diversas experiências e atividades realizadas ao longo dos anos, verificou a necessidade de ir ao encontro de novos públicos e estimular o interesse pela leitura em diferentes locais do concelho.

O projeto desenvolve-se em 3 grandes ações que envolverão diferentes públicos e entidades, de forma a contribuir para uma redução dos níveis de iliteracia, um aumento dos índices de leitura no concelho e para uma rentabilização dos recursos existentes através do desenvolvimento e aprofundamento de trabalhos em parceria.

Objetivos gerais: - Promover a interação social na comunidade;
                         - Promover a leitura em diferentes espaços;
                         - Promover o acesso a documentos em diferentes suportes;
                         - Reforçar o trabalho em rede entre instituições locais;
                         - Contribuir para a redução dos níveis de iliteracia.

 

BiblioSénior

Com o BiblioSénior pretende-se levar a biblioteca e os seus livros ao público mais idoso. A BMPL promove a leitura junto do público mais idoso através da leitura de livros, troca de experiências entre diferentes gerações, bem como tertúlias, deixando um baú com livros diversos. Este projeto de leitura para idosos decorrerá uma vez por mês nas instituições com valências para idosos.

Público-alvo - Utentes dos Centros de Dia, Convívio e Lares do concelho.

 

BiblioSaúde

Com esta iniciativa pretende-se disponibilizar um conjunto de documentação em instituições com valências direcionadas para a Saúde.

O objetivo primário deste projeto visa proporcionar aos utentes o contacto com um fundo documental diversificado, que poderá ser consultado, promovendo o fomento da leitura.

Ambiciona-se, igualmente, que os utentes usufruam de uma boa leitura, pois a leitura de um bom livro poderá ter excelentes efeitos terapêuticos!

Público-alvo - Utentes da Unidade Hospitalar de Ponte de Lima.

 

BiblioCafé

O Bibliocafé consiste em levar a biblioteca até à comunidade.

Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e dar a conhecer a história local, são expostos livros em estabelecimentos comerciais, podendo os mesmos ser consultados, à semelhança do que acontece numa biblioteca.

Pretende-se proporcionar um ambiente acolhedor, para enriquecer o espírito e a alma. Para além dos livros poder-se-á realizar iniciativas adequadas ao encanto do espaço.

Público-alvo - Frequentadores de cafés, pastelarias, bares e restaurantes.

 

 

Conferências, Palestras, Ações de Formação e Sensibilização

Com este tipo de iniciativas pretende-se proporcionar condições que permitam a reflexão, o debate, a crítica, a sensibilização e o convívio entre autores/palestrantes e público em geral.

 

 

Dias Comemorativos ou Efemérides
Com o intuito de assinalar as principais datas relacionadas, direta ou indiretamente, com o Livro e a Leitura, a Biblioteca promove, ao longo do ano, um conjunto de atividades e/ou iniciativas destinadas aos diversos públicos-alvo para comemoração das seguintes efemérides:

Dia de Ponte de Lima (04 de março 2011);
Dia Internacional da Mulher (08 de março);
Semana da Leitura (março);
Dia Mundial da Poesia (21 de março);
'Em Abril, o livro em Festa!' - Dia Internacional do Livro Infantil (02 de abril);
'Em Abril, o livro em Festa!' - Dia Mundial do Livro (23 de abril);
'Em Abril, o livro em Festa!' - Dia Internacional da Dança (29 de abril);
Dia do Autor Português (22 de maio);
Dia dos Avós (26 de julho);
Dia Mundial da Música (01 de outubro);
Dia Internacional das Bibliotecas Escolares (outubro - um dia do mês).

 

 


Encontros com Escritores

Com esta iniciativa pretende-se promover um contacto com novas vertentes e novos autores da Literatura, com o intuito de aprofundar o gosto pelos livros e fomentar-se hábitos de leitura.
Este projeto visa encontros e atividades com escritores quer seja na Biblioteca Municipal, quer seja nas Bibliotecas Escolares do concelho de Ponte de Lima.

 

 

Apresentação de Livros

Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer novas obras e destacar os seus autores, entre os quais se apresentam figuras limianas, contribuindo para o enriquecimento cultural da população local.

 

 

Sessões de Cinema

A visualização de filmes na Biblioteca tem como objetivo primordial o acesso à cultura, entretenimento e/ou complemento a obras literárias.


Ciclo de Cinema Infantojuvenil

Com esta atividade pretende-se cativar um maior número de utilizadores para a biblioteca com o objetivo de facilitar o acesso dos munícipes a um conjunto diversificado e atualizado de recursos de informação e lazer.

Ciclo de Cinema para Séniores

Subordinado ao tema "Filmes do nosso tempo" a biblioteca apresenta um ciclo de cinema para seniores com o objetivo de cativar um novo público de utilizadores e frequentadores da Biblioteca que terão ao seu dispor meios de entretenimento e de lazer, através de visionamento de filmes.

Paralelamente pretende-se estimular e incentivar a criação de hábitos de leitura e de fruição cultural.

 

 

Clubes

 

Clube da Biblioteca

O clube da biblioteca destina-se a jovens leitores e tem como objetivo criar hábitos de leitura e promover o livro e a leitura através de atividades lúdico - didáticas.

Se gostas de ler e de contar histórias, se tens imaginação e criatividade, inscreve-te e aparece!!! Junta-te a nós o quanto antes!!! Vem divertir-te connosco!

 

Clube dos Contos

O projeto consta de um espaço privilegiado de partilha de leituras para crianças com idade entre os 08 e os 12 anos, e entre os 12 e os 16 anos, com o objetivo de tornar esta prática fonte de prazer e fruição, bem como formar pequenas comunidades de leitores.

Esta iniciativa culminará com um encontro com um escritor selecionado de entre os autores dos contos partilhados.

 

 
Palavras chaves
voltar
topo
    Acompanhe-nos nas Redes Sociais:
 
Categorias

Categorias




Copyright © 2012-2013. Município de Ponte de Lima. Todos os direitos reservados. : Política de Privacidade e Segurança . Ficha Técnica :