Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Município de Ponte de Lima Homenageou o Poeta António Vieira Lisboa Apresentação do Livro 'Versos Estranhos de António Vieira Lisboa'

19 Junho 2018

No dia da morte do Poeta António Vieira Lisboa ocorrida em Ponte de Lima, há 50 anos, o Município de Ponte de Lima promoveu uma homenagem ao poeta e jurista, no passado dia 13 de junho.

O programa inclui um conjunto de ações evocativas com o objetivo de recordar um notável homem que intervalou a escrita com o exercício da magistratura.

António Vieira Lisboa, publicou um considerável número de livros de poesia, sobressaindo o lirismo amoroso associado à sensualidade feminina e o lirismo celebrativo da paisagem limiana, com destaque para o Rio Lima. Ao longo da década de 1940 escreveu várias obras poéticas, designadamente “Versos Estranhos”, “Poemas de Amor e dúvida”, “Mulheres: Versos”, “Chão de Amor”, “Ao longo do Rio Azul”, “Testamento Sentimental”, entre outras, atualmente difíceis de se encontrar no mercado.

Este dia evocativo foi assinalado com o lançamento do livro “Versos Estranhos de António Vieira Lisboa”, de autoria de António Afonso.

A apresentação da obra esteve a cargo do Dr. João Lobo, autor da Nota Introdutória do livro “Versos Estranhos de António Vieira lisboa” que descreveu esta obra como um (..) “livro admirável que resgata da memória um escritor ilustre e a obra que nos legou”,  parabenizando o Município de Ponte de Lima e o autor do livro pela edição lançada, assinalando o quinquagésimo aniversário do falecimento do poeta.

O Autor da publicação “Versos Estranhos de António Vieira Lisboa” António Afonso agradeceu ao Município de Ponte de Lima pela disponibilidade demonstrada para a edição desta obra, e detentor há anos de um manuscrito daquele livro com a mais-valia de referir as datas e os locais onde os poemas tinham sido escritos e que permitiu a realização deste livro, oferecendo ao Município de Ponte de Lima o referido manuscrito.”

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, salientou que ao apoiarmos esta publicação (..) “estamos a homenagear um grande limiano”. O autarca considerou ainda que no âmbito da “ nossa política cultural e editorial do Município, faz parte valorizarmos as nossas figuras célebres deste concelho”. O Edil, referiu ainda que esta é uma grande oportunidade de dar a conhecer a obra deste grande poeta, precisamente neste dia, 13 de junho às 18 horas – data dos 50 anos do seu falecimento”.

As comemorações incluíram ainda um tributo ao poeta com poesias encenadas pelo GACEL – Grupo de Ação, Cultura e Estudos Limianos, durante a apresentação do livro. As comemorações terminaram com um tributo ao poeta António Vieira Lisboa, com momentos de poesia encenados pelo grupo GACEL, antecedendo a ‘Poesia à Sexta’, que habitualmente acontece à Sexta-feira.