Passar para o Conteúdo Principal Top
Biblioteca Municipal

Memórias de guerra de Gustavo Pimenta apresentadas em noite literária

26 Maio 2017

O romance "A sorte de ter medo", da autoria de Gustavo Pimenta, foi apresentado na passada sexta-feira, 19 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL). O encontro informal em torno da sexta obra literária do autor ponte-limense centrou-se em momentos de evocação biográfica, a cargo de José Cândido Rodrigues, que sublinhou o inconformismo do escritor e a predisposição natural para a mudança e para o consciente aproveitamento das circunstâncias que a vida lhe proporciona.

Mas a noite literária ficou sobretudo marcada por um participado debate em torno da descodificação de dois conceitos que trespassam o romance de Gustavo Pimenta – o medo e a guerra – elementos cuja significação, nem sempre concordante, revigorou a sessão.

Sobre o título e a temática da obra, Gustavo Pimenta aclarou que o livro esteve para se chamar "Sem orgulho, nem remorso" – exatamente por traduzir o sentimento do autor em relação à sua participação na Guerra Colonial na Guiné-Bissau nos anos de 1967 a 1969 -, sublinhando que, a despeito da veracidade dos factos narrados e da cronologia adotada, caberá à subjetividade do leitor a interpretação e o juízo da obra. 

A apresentação de "A sorte de ter medo" – brevemente disponível para leitura e/ou empréstimo na BMPL – contou com as presenças do Eng.º Vítor Mendes, Presidente do Município de Ponte de Lima, e do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador com o pelouro da Educação do Município de Ponte de Lima.

 

Sobre o autor:

Gustavo Pimenta nasceu a 29 de janeiro de 1944 em Crasto, no concelho de Ponte de Lima. A obra que agora lança sucede o livro "Triângulo escaleno", apresentado em 2016 no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.