Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Homenagem a Padre Manuel Gomes Dias 1933-2015

07 Abril 2015

Natural da freguesia de Fornelos, concelho de Ponte de Lima (1933), o Pe. Manuel Gomes Dias frequentou os seminários da arquidiocese de Braga, em ordem à vida eclesiástica, cuja formação veio a concluir com a ordenação sacerdotal, a 15/08/1958.

A paixão pela investigação e pela cultura iniciou-se com a Exposição Iconográfica Mariana, realizada em Braga, no ano de 1954.

Os principais organizadores da referida Exposição - Cóng. Aguiar Barreiros e Cóng. Luciano Afonso dos Santos - puderam contar com a colaboração voluntária e preciosa de dois alunos finalistas de Filosofia, um dos quais foi o Manuel Gomes Dias. Esse facto possibilitou-lhe, em primeiro lugar, um privilegiado contacto com estes excelentes mestres no campo da arqueologia, arte sacra e cultura; em segundo lugar, abriu caminho para futuros encontros com estes e outros estudiosos e mestres entendidos neste como noutros campos afins do saber, como arqueologia, etnografia, história da cultura, etc., entre os quais nos apraz citar: José Rosa de Araújo, Leandro Quintas Neves, Alberto Antunes de Abreu, entre outros.

Na sua companhia, calcorreou o Alto Minho, assistiu à identificação, classificação e catalogação das peças iconográficas mais significativas da arte religiosa, e tornou-se ele próprio uma autoridade científica na matéria. Apaixonado por este campo do saber, não procurou títulos académicos mas o estudo árduo e sagaz das fontes destes saberes: «O saber de experiência feito», como diria Camões.

Desta forma, a vida sacerdotal do Pe. Manuel Gomes Dias foi enriquecida com uma intensa, rica e esclarecida ação cultural, patente nas publicações de que é autor e largamente reconhecida por quem toma contacto com as suas obras.

Desempenhou, paralelamente, outros cargos a nível diocesano e de âmbito local, através dos quais aprofundou os seus conhecimentos e assumiu a defesa destes mesmos valores culturais. Foi Membro da Comissão Diocesana de Arte e Cultura (1979 - 91), Diretor do Departamento do Museu Diocesano (1991 - 2008), passando a Membro Honorário quando dispensado por motivo de saúde (2008).

Anível local, foi professor em vários estabelecimentos de ensino, particular e oficial; presidiu ao Instituto Limiano - Museu dos Terceiros, na vila de Ponte de Lima; interveio em vários municípios, sobretudo no de Ponte de Lima e na região do Alto Minho em geral, onde prestou relevantes serviços culturais, sobretudo no sector da investigação arqueológica, em que demonstrou ser, ao mesmo tempo, excelente discípulo e companheiro dos mestres atrás citados. Assim se lhe referiu um presidente de autarquia: «Por sua própria iniciativa, incentivou a defesa de questões patrimoniais e culturais que, sem esse precioso contributo, estariam hoje votadas a total esquecimento».

No seu percurso de antropólogo, etnólogo, arqueólogo, professor e pároco, deu um notório contributo para a História da Cultura popular da nossa Terra. Percorreu montes e vales, na ânsia de localizar, identificar e inventariar sítios e peças arqueológicas. Desta longa, árdua e incessante pesquisa, em parceria nomeadamente com José Rosa de Araújo, viria a nascer o primeiro levantamento arqueológico do concelho de Ponte de Lima.

Foi com toda a justiça que a autarquia local lhe atribuiu a Medalha Municipal de Mérito Cultural.
Dos seus escritos, dispersos por várias publicações, apraz-nos apenas relevar o importante trabalho de equipa sobre S. Tiago nas Imagens e Caminhos do Alto Minho, e ainda, Lendas e Tradições do Caminho de Ponte do Lima a Valença.

In Revista Limiana - D. José Augusto Pedreira
Bispo da Diocese de Viana do Castelo

 Disponível em: http://revistalimiana.blogspot.pt/search/label/Limiana%20n.%C2%BA%2030

 

Tópicos disponíveis na BMPL:

  • S. Tiago nas imagens e caminhos do Alto Minho : exposição : Museu Municipal de Viana 10 a 31 de Julho 1993 / org. Câmara Municipal de Viana, Instituto Católico, Centro de Estudos Regionais; [org. do catálogo António Matos Reis, Manuel Gomes Dias, Rui A. Faria Viana] . - Viana do Castelo : Câmara Municipal, 1993. - 68 p. : il. 30 cm
  • Pe. Manuel Gomes Dias: um limiano para sempre / António Matos Reis // in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p. 18-22
  • Pe. Manuel Gomes Dias: testemunho - honra ao mérito / José Augusto Pedreira // in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p.24-25
  • Pe. Manuel Gomes Dias: pároco da freguesia da Labruja, de 1968 a 1973 : o testemunho... em 1955 / Paulo António Alves Pereira // in Limiana n.º 30 (dez. 2012),p. 26-27
  • Pe. Manuel Gomes Dias 35 anos ao serviço do povo de Nogueira / J. D. Martins Gandra // in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p. 28-29
  • Pe. Manuel Gomes Dias: referência cultural de Ponte de Lima / Franclim Castro Sousa// in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p. 30
  • Pe. Manuel Gomes Dias um espírito superior / João Gomes d'Abreu // in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p. 31
  • Pe. Manuel Gomes Dias: amigo de Ponte de Lima / Amândio de Sousa Dantas // in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p. 32-33
  • Un gran portugés: el padre Manuel Dias / José Antonio de la Riera// in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p. 34-35
  • Pe. Manuel Gomes Dias : un gentleman de la amistad / António Martinez Coello // in Limiana n.º 30 (dez. 2012), p. 36-37
  • Colectânea de Autores Limianos contemporâneos (1996), p. 71-73
  • Padre Manuel Gomes Dias : justa homenagem da revista Limiana / Mário Leitão // in Cardeal Saraiva, n.º 4459, (7 dez. 2012), p. 26
Homenagem a Padre Manuel Gomes Dias 1933-2015
Homenagem a Padre Manuel Gomes Dias 1933-2015