-
Biblioteca Municipal Ponte de Lima
-
A Biblioteca
-
Notícias
- Ponte de Lima pelo olhar de Ramalho Ortigão
Ponte de Lima pelo olhar de Ramalho Ortigão
No âmbito das comemorações do I Centenário da Morte do escritor Ramalho Ortigão (1915-2015), a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) disponibiliza um excerto de "As Farpas", de 1887, publicado na edição de 1909 do "Almanaque Illustrado de «O Commercio do Lima»", onde o autor se lança num retrato de louvor e de genuína admiração pelas paisagens e gentes da região do Alto Minho, com particular destaque para Viana do Castelo e Ponte de Lima. Atentemos, pois, no magnífico fragmento que agora reproduzimos:
"Ponte de Lima
(...) quem não foi e não veiu pela direita e pela esquerda da ribeira, de Vianna a Ponte de Lima e de Ponte de Lima a Vianna; quem durante alguns dias não viveu e não passeou n'esta ridente e amorável região privilegiada das églogas e das pastoraes, não conhece de Portugal a porção do ceo e de sólo mais vibrantemente viva e alegre, mais luminosa e mais cantante.
(...) o aspecto do campo ainda virente, inundado de luz, tem o que quer que seja de uma apoteose bucólica, de um idyllio rural, por entre cujas estrofes o rio alastra mansamente a pacificação da agua."