Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Herói esquecido da Segunda Guerra Mundial em destaque no Cinema História

30 Maio 2016

Alan Turing (1912-1954) - brilhante matemático e precursor da computação moderna - é a figura evocada na edição de junho do Cinema História - rubrica mensal de pendor lúdico-didático lançada este ano pelo Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal.

Por largos anos desconhecido do grande público, o cientista britânico foi o principal responsável pela descodificação dos códigos encriptados nazis, encurtando no tempo a Segunda Guerra Mundial e evitando a morte de milhares de pessoas. No entanto, Alan Turing não viveria para colher o reconhecimento devido. Impedido de trabalhar para o Governo britânico por ser homossexual e condenado à castração química e a um completo ostracismo social, acabaria por morrer prematuramente em sua casa. Vítima de suicídio por envenenamento ou de intoxicação decorrente das substâncias injetadas, o percurso do matemático britânico - a quem a sociedade obrigou à negação da sua essência - é agora recordado através do notável desempenho de Benedict Cumberbatch, em O jogo da imitação, que recupera os anos de trabalho de Alan Turing, e da sua equipa, em Bletchley Park, e o derradeiro período que procede a condenação do cientista por atentado violento ao pudor.

Além da cine biografia, que permitiu trazer à ribalta a genialidade de um homem que a História negligenciou durante décadas, disponibilizamos como habitualmente um folheto informativo, em duas partes, com a vida e obra desta extraordinária personalidade a quem a Rainha Isabel II concedeu, em 2013, o perdão póstumo, numa espécie de indulgência real perante sentenças discriminatórias, persecutórias e injustas.

Visite-nos e conheça o percurso de Alan Turing, justamente considerado o herói intelectual da Segunda Grande Guerra.

Consulte aqui:

Outros folhetos da rubrica ‘Cinema História' já dinamizada na Biblioteca Municipal: