Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

“Para lá de Bagdad” apresentado na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

22 Fevereiro 2017

O último romance histórico de Alberto S. Santos - "Para lá de Bagdad" - foi apresentado no passado sábado, 18 de fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. Trata-se da quarta obra literária do autor penafidelense que regressa ao Oriente para narrar uma história centrada na viagem de um emissário do Califa de Bagdad - Ahmad ibn Fadlan - a uma zona desconhecida do centro e norte do continente euro-asiático em pleno século X. Um livro que desbrava as diferenças culturais das civilizações descritas - com particular enfoque para a tensão emergente entre o conhecimento e a religião no mundo islâmico - e que permite compreender as transformações ideológicas em curso, através do olhar do protagonista, que no regresso da sua jornada, encontra uma Bagdad em mutação, uma cidade onde os livros são queimados e os sábios perseguidos num total desfasamento em relação ao anterior sistema vigente de valoração da sabedoria enquanto força propulsora do progresso social.

A obra - cujo tema de sustentação nasceu da referência de uma nota de rodapé a um manuscrito árabe da Idade Média - possibilita o encontro do leitor com uma cultura ancestral, ainda hoje tão deslumbrante quanto desconhecida, e ajuda-o a perceber as especificidades de um tempo, que não sendo o seu, proporciona um melhor entendimento da época presente e do percurso evolutivo das civilizações ao longo da história. Um exercício exigente de recolha informativa e de escrita, que se estendeu por cerca de três anos, e que beneficiou - além da leitura possível de fontes primárias e do estudo de documentos vários, entre os quais ensaios académicos - do contributo de especialistas das áreas tratadas de molde a construir uma narrativa verosímil em acontecimentos, em descrições geográficas e em aspetos culturais, históricos, religiosos e linguísticos.

Depois do sucesso granjeado com as obras "A escrava de Córdova" (2008), "A profecia de Istambul" (2010) e "O segredo de Compostela" (2013), Alberto S. Santos volta a apostar numa escrita atrativa e escorreita e em histórias menos conhecidas do público para evitar "repetir coisas sobre as quais os outros já escreveram". O resultado é um livro que, pela dosagem certa de aventura, exotismo e suspense, promete prender o leitor da primeira à última página.

A sessão de apresentação de "Para lá de Bagdad" contou com a presença do Eng.º Vasco Ferraz, vereador com a Pelouro da Juventude do Município de Ponte de Lima.

Sobre o autor:

Natural de Paço de Sousa, Penafiel - concelho onde nasce a 6 de março de 1967 - Alberto Fernando da Silva Santos é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Presidente do município penafidelense durante 12 anos, exerce atualmente as funções de Presidente da Assembleia Municipal da cidade, cargo que concilia com a escrita e a advocacia.

Autor de sucesso, apaixonado por livros e pela investigação histórica, Alberto S. Santos tenciona manter a senda dos romances históricos, muito embora tenha um conto publicado numa coletânea de contos lusófonos - "Roça Língua" (2014) - e diversos outros inéditos.

Ambiciona um dia poder viver exclusivamente da criação literária. Até lá continuará a procurar compatibilizar a escassez de tempo com a vontade criativa.