Passar para o Conteúdo Principal Top

Homepage

Biblioteca_1

Desenhos de Fernando Hilário em exposição na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

Exposicao fernando hilario bmpl 1 1024 800
15 Novembro 2019

O Município de Ponte de Lima, em colaboração com o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, apresenta na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima uma exposição de desenhos da autoria do pintor contemporâneo Fernando Hilário, com o título “O Desenho das palavras: da realidade à evasão”.

A mostra vai estar patente na varanda interior da Biblioteca Municipal, de 15 de novembro de 2019 a 31 de janeiro de 2020.

A criação dos desenhos de Fernando Hilário reflete uma circunstância social, em que o artista se insere, seja uma reunião de trabalho, uma conversa de café ou outra atividade laboral ou de lazer. É nesse contexto que concretiza a grande maioria dos desenhos, fruto das palavras, das pessoas e dos ambientes, manifestando uma posição de agrado ou desagrado, que se reflete na expressão/configuração do desenho produzido.

A comunicação da palavra dita ou não dita encontra expressão no desenho, quer pela inserção gráfica da própria palavra verbal ou por outras grafias que a substituem ou complementam em representações sugestivas. 

Os desenhos são então discursos visuais, motivados pela aquiescência ou intolerância das circunstâncias e das pessoas. Simultaneamente, traduzem momentos de evasão, numa dimensão de introspeção psicanalítica.

Produzidos com materiais aleatórios, porque disponíveis no momento em que ocorre a sua produção, estes desenhos devem ser entendidos como enunciados gráficos, livres de academismos e estereótipos, ou seja, manifestações criativas, conducentes à transfiguração das realidades quotidianas, desde logo as de natureza sociocultural.

Esta mostra acolhe desenhos do artista concebidos a partir dos anos 80 até à atualidade.

Sobre o autor:

Fernando Hilário Mendes Ferreira, professor, pedagogo, pintor, escultor, investigador e escritor, é natural do Porto, onde nasceu em 1953, e reside há vários anos em Vilar do Monte, Ponte de Lima.

É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas e doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Foi professor do ensino secundário e do ensino superior público e privado. Trabalhou na Escola Superior de Educação do Porto e com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, na área da formação pedagógica de professores.

Colaborou com a Editora ASA no desenvolvimento de projetos relacionados com a produção de livros didáticos nas áreas da língua e da literatura portuguesas.

Tem publicação dispersa na imprensa escrita, de que se destaca a colaboração que manteve com o Jornal de Notícias do Porto, na última década de 1900, com a rubrica “Escrita de Mel e Água”.

É membro investigador do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Foi cofundador do Centro de Línguas e Culturas da Universidade Fernando Pessoa.

Recebeu vários prémios de poesia. É membro da Academia de Pintura Cittá de Roma. Foi membro fundador da Associação de Escritores de Gaia. Fundou a Associação de Escritores, Jornalistas e Produtores Culturais de Ponte de Lima, sendo o atual Presidente de Direção.

Tem desenvolvido estudos nas áreas do Modernismo, da Literatura Africana de Expressão Portuguesa e da Poesia Concreta e tem participado com comunicações em diversos encontros científicos.

É autor de uma vasta bibliografia e de uma imensa produção artística. Expõe pintura com regularidade desde 1980.