Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Agatha Christie evocada no projeto “Memórias Literárias” em Ponte de Lima

18 Setembro 2020

O Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal, vai evocar a "rainha do romance policial" no ano em que se assinala a publicação do seu primeiro livro de literatura policial e no mês em que se celebra 130 anos do seu nascimento.

Agatha Christie, especialista em tramas que envolvem casarões, heranças, disputas, mágoas, famílias e jogos com enredos surprendentes, criou personagens que marcaram a literatura policial e que a elevaram a um estatuto superior.

Publicou o seu primeiro romance policial intitulado O Misterioso Caso de Styles, em 1920, dando a conhecer, pela primeira vez, o icónico detetive Hercule Poirot, que marcou o ponto de viragem neste subgénero literário.

Deixou-nos 66 romances policiais, 19 peças de teatro e diversas coletâneas de contos que inspiraram uma infinidade de adaptações para o cinema e para a TV.

A escritora notabilizou-se, sobretudo, por popularizar a mais recorrente fórmula de trama policial: o whodunnit (quem matou?, em tradução livre), que colocava vítimas, suspeitos e detetives em jogos de charadas cuja resposta só aparecia no final.

Relembra-se que este projeto denominado de "Memórias Literárias" foi iniciado com o poeta António Porto-Além. A segunda edição foi dedicada a Eça de Queirós e esta terceira tiragem destaca Agatha Christie, uma das mais prolíferas autoras da literatura mundial.

Associe-se a este tributo, visite a Biblioteca Municipal e encontre a mostra biobliográfica "Reler Agatha Christie" que preparamos para si sobre esta escritora de origem britânica.