Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Cerimónia oficial de entrega de prémios do Concurso de Leitura

Cerimonia oficial concurso leitura 001 1 1024 800
30 Abril 2021

A cerimónia oficial de entrega de prémios do Concurso de Leitura, realizou-se em formato digital, a partir de Ponte de Lima, tendo em conta a situação pandémica que atravessamos. O aluno Ricardo Rocha, do 12.º ano, da Escola Secundária de Ponte de Lima, destacou-se ao sagrar-se vencedor da fase distrital do Concurso Nacional de Leitura.

A iniciativa contou com a participação de todos os alunos do Alto Minho, dos 10 Municípios desta região, desde o 1.º ciclo de ensino básico até ao ensino secundário, com a participação de 4 alunos por cada nível de ensino. Os alunos realizaram duas provas que apuravam os vencedores para a fase Final do Concurso Nacional de Leitura que se realizará em Oeiras, no dia 5 de junho.

A Câmara Municipal de Ponte de Lima premiou o jovem limiano, o qual agradeceu à autarquia “por dar todas as condições para a realização do concurso online”. Ricardo Rocha agradeceu também à escola, porque “dá-nos todas as condições possíveis para que consigamos ter sucesso escolar a nível interno, mas também para participar nestas provas externas que nos permitem evoluir enquanto pessoas e conhecedoras do mundo”, disse o aluno da Escola Secundária de Ponte de Lima, que irá representar o Alto Minho na fase final, agendada para 5 de junho, em Oeiras.

A Diretora da Escola Secundária de Ponte de Lima, Manuela Araújo, não escondeu a satisfação do premio alcançado pelo aluno Ricardo Rocha. Manuela Araújo acrescentou que a literacia “não pode ser posta de lado. É o que nos dá mais-valia para que possamos fazer uma análise crítica das coisas, para que possamos enfrentar e conseguir interpretar e desenvolver os nossos conhecimentos e é uma satisfação muito grande ter alunos como o Ricardo Rocha”.

Para o Vereador da Educação da Câmara Municipal de Ponte de Lima foi “com grande agrado” que atribuímos o prémio a Ricardo Rocha por ter vencido a fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura. Paulo Sousa felicitou o jovem pela “aptidão, capacidade e competências” que tem e desejou que seja “ambicioso na vida profissional por querer ir sempre mais além”.

O vereador responsável pela área da Educação considerou ainda que “felizmente Ponte de Lima tem cada vez mais jovens mesmo dentro das áreas das indústrias criativas que conseguem apresentar resultados de grande qualidade a nível nacional e internacional”, felicitando igualmente a Escola Secundária de Ponte de Lima, que tem vários “projetos aos quais o Município se tem associado para ajudar a dinamizar”. “Estes prémios e estes estímulos ajudam a comunidade a estar bastante motivada e reconhecer na escola um papel fundamental para o desenvolvimento da comunidade que é preparar bem os alunos para o futuro”, sublinhou o Vereador da Educação.

O aluno Ricardo Rocha recebeu um conjunto de livros de diversos géneros literários, de cariz lúdico-pedagógico, atuais e de referência, de autores locais, nacionais e estrangeiros; bem como o respetivo certificado de vencedor.

cerimonia_oficial_concurso_leitura_001
cerimonia_oficial_concurso_leitura_002
cerimonia_oficial_concurso_leitura_003