Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Largo de Camões recebe 'Livros sobre Rodas'

Livros sobre rodas dia mundial do livro 2022 1 1024 800
21 Abril 2022
O Município de Ponte de Lima vai comemorar o Dia Mundial do Livro com um conjunto de atividades de promoção do livro e da leitura e de divulgação da importância da Biblioteca Municipal enquanto "porta de acesso local ao conhecimento" e ao lazer, essencial para "o desenvolvimento cultural do indivíduo e dos grupos sociais (…)" (in Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas).
 
O programa para celebração desta efeméride integra a iniciativa "Livros sobre Rodas" que, de regresso ao Largo de Camões, no dia 22 de abril, disponibiliza a Biblioteca Itinerante a todos os cidadãos – leitores, ou não, da Biblioteca Municipal -, e o livre acesso a livros e a atividades de animação cultural.
 
A Biblioteca Municipal sairá fora de portas e através da Biblioteca Itinerante promoverá o diálogo intercultural e intergeracional, proporcionando momentos de convívio com a dinamização de iniciativas em torno do livro e da leitura.
Desta vez, a Itinerante apresenta a rúbrica "No largo há estória" que arrancará às 10h00 e pressupõe a leitura animada e musicada de livros.
São, pois, vários os motivos de interesse que justificam uma visita à sua Biblioteca ou a passagem pelo Largo de Camões!
 
De relembrar que o Dia Mundial do Livro é comemorado a 23 de abril, por decisão tomada pela UNESCO em 1995.
Pretende-se, com esta comemoração mundial, promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores, uma vez que o Livro e a Leitura são essenciais para o desenvolvimento de uma literacia plena, compreendida aqui como a aptidão para apreender e compreender a informação escrita na vida corrente, com vista à conquista dos objetivos pessoais, que passam pelo alargamento dos conhecimentos e das capacidades de cada um.