Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

A Raça Bovina Minhota

2016/10/08

BRITO, Nuno Vieira e; VAZ, Pedro Santos; MOREIRA, Teresa – A Raça Bovina Minhota. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2016. 148 p. ISBN 978-972-8846-59-6.

  • Preço: €10,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Apresentação

O estudo e investigação de temáticas ligadas aos produtos endógenos regionais e locais, cuja importância é determinante para a valorização económica e para o desenvolvimento competitivo dos nossos territórios, torna-se fundamental e não poderá nunca ser descurado pelo poder político, consciente do contributo científico e cultural que tais trabalhos trazem para a evolução social das comunidades cujos destinos nos cabe assegurar.

Além disso, é fundamental criar e seguir exemplos que pretendemos se transformem, sempre que possível, em paradigmas.

Estou a referir-me concretamente ao estabelecimento de parcerias que levem a bom porto projetos idênticos ao que agora se torna público, a publicação A Raça Bovina Minhota, não cabendo aos municípios a exclusividade e a inteira responsabilidade pela execução total deste tipo de obras, procurando especialistas e investigadores e associando instituições que partilhem os encargos de tais tarefas, não propriamente em questões financeiras, pois trata-se de uma edição do Município de Ponte de Lima, mas em questões de achegas e contributos que valorizem o produto final e acrescentem credibilidade a um livro, a uma revista e até a um simples folheto.

A combinação de esforços entre o Município de Ponte de Lima, o IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a ESA - Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, a APACRA - Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos de Raça Minhota, fundada em Ponte de Lima há mais de 10 anos, e a Associação Concelhia das Feiras Novas é de sublinhar sobremaneira para o êxito desta publicação.

Sem essa conjugação de energias seria impossível concretizar a obra com tanta profundidade e rigor.

Por isso, em meu nome pessoal e no do Município que represento, Ponte de Lima, cabe-me agradecer às instituições citadas, agradecimento extensível a toda a vasta equipa técnica envolvida na coautoria (Albertina Teixeira de Vasconcelos, Gabriela Candeias, Irina Machado Cruz, José Pedro Araújo, José Pedro Azevedo, Joaquim Lima Cerqueira, José Pires e Júlio César Lopes), aos autores Nuno Vieira e Brito, Pedro Santos Vaz e Teresa Moreira, ao coordenador técnico Carlos Brandão e aos coordenadores editoriais Ana Maria Machado e Nuno Vieira e Brito, bem como à equipa de design, aos gráficos, aos corretores e a todos os que direta ou indiretamente fizeram com que este livro seja hoje uma realidade e que se associe, aquando da sua apresentação pública no início
do mês de Setembro, ao anunciar das festas de referência do nosso concelho, as
mais tradicionais do território nacional, as Feiras Novas.

Finalizo com a certeza que estamos perante uma publicação que será modelo para as áreas investigadas, com a interdisciplinaridade obrigatória a que os acadêmicos felizmente nunca se furtam, tornando-se imprescindível em qualquer acervo bibliográfico que se preze de estar ligado à valorização e estudo dos produtos endógenos e revitalizadores das microeconomias.

Victor Mendes
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima