Passar para o Conteúdo Principal Top

Homepage

Biblioteca_1

Lançamento da obra 'Para uma geografia literária do Alto Minho' de António Manuel Couto Viana

24 Jan '13
Bannerlivrocoutovianal 1 1024 800

Obra inédita de António Manuel Couto Viana apresentada em Ponte de Lima.

António Manuel Couto Viana que demonstrou desde sempre grande apreço por Ponte de Lima, pela paisagem, pelas gentes e pela gastronomia, confiou ao Pelouro da Cultura do Município de Ponte de Lima, um inédito intitulado "Para uma geografia literária do Alto Minho".

Na obra, que nos dá a conhecer os poetas e os prosadores mais relevantes do entre Minho e Lima, figuram alguns dos poetas e prosadores (ficcionistas, ensaístas, historiadores ou jornalistas) limianos: António Feijó, Luís Correia Caldeira, João Marcos e Cláudio Lima, António Vieira Lisboa, Delfim Guimarães, José Sousa Vieira, Luís Dantas, Amândio Dantas, Fátima Meireles, José Ernesto Costa, David Xaile, Natividade Silva, Conde d'Aurora, Cardeal Saraiva, Conde de Bertiandos, Lima Bezerra, Pereira de Freitas, General Norton de Matos, António Ferreira, António Matos Reis, Cruz Cerqueira, Adelino Tito de Morais, João Pimenta, Francisco Guimarães, Alberto de Sousa Machado, Carlos Gomes, José Cândido Martins.

Conforme vontade expressa de António Manuel Couto Viana, vai proceder-se à edição e divulgação desta obra póstuma, preciosa para a região, que pretende homenagear, uma vez mais, o autor assinalando os 90 anos do seu nascimento. O Município de Ponte de Lima contribui, desta forma, para que as suas obras não fiquem esquecidas nas estantes das bibliotecas, à espera da mão que as descubra, dos olhos que as leiam, da inteligência e a sensibilidade que lhes dê o devido apreço.

O lançamento da obra "Para uma geografia literária do Alto Minho" terá lugar no próximo dia 24 de janeiro, dia em que António Manuel Couto Viana completaria o seu 90º aniversário, às 18h00, no auditório da Biblioteca Municipal, precedido da abertura da exposição biobibliográfica intitulada "António Manuel Couto Viana: vida e obra". A apresentação da obra estará a cargo de Cláudio Lima e contará com a presença de Juan Soutullo, filho do homenageado.

"- A homenagem a um Poeta que morreu - É decorar-lhe os versos!"
(António Manuel Couto Viana, Moimento, 1949)

Horário:

18h00

Local:
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima