Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Exposição - 'Manuel Lima Bezerra: um precursor limiano da medicina e das obras locais e regionais em Portugal'

03 Jan a 31 Mar

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima vai promover de 03 de janeiro a 31 de março de 2015 a exposição intitulada "Manuel Lima Bezerra: um precursor limiano da medicina e das obras locais e regionais em Portugal".

Uma iniciativa que visa dar a conhecer mais uma figura ilustre da terra e de referência nacional.

Traços Biográficos

Manuel Gomes de Lima Bezerra nasceu a 4 de janeiro de 1727, na Rua da Alegria, "Além da Ponte", em Arcozelo, Ponte de Lima.

Era filho de João Gomes Lima e de Rosa da Silva Bezerra.

Realizou os estudos preparatórios em Ponte de Lima e posteriormente seguiu para Viana do Castelo onde estudou cirurgia com os cirurgiões Manuel de Amorim Dantas e José Custódio da Costa, este último Cirurgião-Mor do Reino e dos Regimentos da Província do Minho.

Rumou, depois, para Lisboa, com a finalidade de aprofundar os seus conhecimentos, no Hospital Real de

Todos os Santos, atualmente Hospital de S. José.

De seguida, deslocou-se para a cidade do Porto para trabalhar no Hospital Inglês sob a orientação dos cirurgiões Nicols e Werton.

Em 1764, já com trinta e sete anos, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra para se entregar "aos estudos Escolasticos da Universidade", como ele próprio referiu, pois a observação e a prática já a possuía. Concluiu o curso de Medicina em 1767.

Homem erudito foi um dos percursores das monografias regionalistas em Portugal e um intelectual de saberes e aplicações científicas especializadas, particularmente na área da cirurgia e medicina.

Foi sócio da Academia Real das Ciências e de outras instituições culturais, Médico de Número da Casa Real e agraciado com o Hábito de Cristo[1].

Foi fundador da imprensa médica especializada e das primeiras academias médico-cirúrgicas experimentais em Portugal.

Foi eleito sócio honorário da "Sociedade Económica dos Bons Compatriotas Amigos do Bem Público" de Ponte de Lima, devido ao seu reconhecido amor à terra natal, à sua grande notoriedade social e ao seu prestígio. Esta sociedade foi erigida em 1779 por um grupo de limianos cultos que pretendiam desenvolver um trabalho idêntico ao das sociedades económicas espanholas, estimulando o fomento regional nos domínios do desenvolvimento agrícola, da indústria popular e da animação dos circuitos comerciais.

Publicou diversos trabalhos no campo da ciência médica, nomeadamente "Zodiaco Lusitanico", o primeiro periódico da medicina que apareceu no nosso país.

Destaca-se, também, entre outras edições Os Estrangeiros no Lima, obra dedicada aos temas da educação, do fomento da indústria popular e do incremento da agricultura e do comércio.


[1] BRAGA, Rui Brandão Leite (1998) - Manuel Gomes de Lima Bezerra, In Anunciador das Feiras Novas, n.º 15, p. 66