Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Exposição - Justino Vaz Valente, desenhador e calígrafo

01 Abr a 30 Jul

A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima vai promover de 01 de abril a 30 de julho de 2015 a exposição intitulada "A arte do desenho pela mão do limiano Justino Valente".

Esta iniciativa visa dar a conhecer mais uma das figuras ilustres desta terra.

Traços Biográficos

Justino Vaz Valente nasceu no lugar de Antepaço, em Arcozelo, no concelho de Ponte de Lima, no dia 23 de março de 1898.

Era filho de Manuel José Valente e de Ana Maria da Conceição.

Frequentou o ensino primário na escola em Arcozelo que na época funcionava na denominada «Casa dos Dízimos», onde aprendeu as primeiras letras com o professor Manuel Malheiro, à semelhança de todos os rapazes do seu tempo.

Já nesta altura Justino Valente demonstrava dotes da sua veia artística, sobretudo no que dizia respeito ao desenho.

Com o segundo ano concluído, e ainda muito novo, rumou para vila Praia de Âncora, localidade onde iniciou a sua carreira laboral, junto dos seus tios, comerciantes de profissão.

Posteriormente, seguiu para Lisboa, empregando-se nos Armazéns Grandela.

Nesta fase da sua vida, dedicou-se de dia ao trabalho e à noite aos estudos na Escola Comercial, onde aprendeu os princípios gerais do desenho e da caligrafia.

Embora não tivesse terminado o curso, por motivos de doença grave, com os conhecimentos adquiridos conseguiu, posteriormente, agraciar-nos com notáveis desenhos.

Regressou, então, para Ponte de Lima consagrando a sua senda profissional à escrita comercial, embora sem ocupação e horários definidos devido, mais uma vez, à doença, que lhe dificultava o movimento e a sustentação.

Foi nesta época que Justininho, assim apelidado e conhecido por todos, começou a executar tarefas por conta própria, dedicando-se à cópia de textos e à reprodução de desenhos de forma ágil e engenhosa, embora sem qualquer tipo de contrapartida económica. A elaboração de desenhos era feita para realização pessoal, sem pretensão de alcançar ganhos.

Boémio inveterado, trabalhou toda a sua vida por amor à arte, acabando por falecer solteiro, em Ponte de Lima, no dia 17 de dezembro de 1954, com apenas 56 anos de idade.

Horário:
  • Segunda-feira: 14h00 – 18h00
  • Terça a Sexta-feira: 09h30 – 12h30 | 14h00 – 18h00
  • Sábado: 09h30 – 12h30
Local:
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima