Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca municipal Ponte de Lima

Biblioteca_1

Biblioteca Fora de Portas - Bibliosénior, Bibliocafé e Bibliosaúde

Este projeto de itinerância de documentos e atividades enquadra-se no esforço desenvolvido pela equipa da Biblioteca Municipal que, fruto das diversas experiencias e atividades realizadas ao longo dos anos, verificou a necessidade de ir ao encontro de novos públicos e estimular o interesse pela leitura em diferentes locais do concelho.

O projeto desenvolve-se em 3 grandes ações que envolverão diferentes públicos e entidades, de forma a contribuir para uma redução dos níveis de iliteracia, um aumento dos índices de leitura no concelho e para uma rentabilização dos recursos existentes através do desenvolvimento e aprofundamento de trabalhos em parceria.

Objetivos Gerais:

  • Promover a interação social na comunidade;
  • Promover a leitura em diferentes espaços;
  • Promover o acesso a documentos em diferentes suportes;
  • Reforçar o trabalho em rede entre instituições locais,
  • Contribuir para a redução dos níveis de iliteracia.
BiblioSénior

Com a BiblioSénior pretende-se levar a biblioteca e os seus livros ao público mais idoso. A BMPL promove a leitura junto do público mais idoso através da leitura de livros, troca de experiências entre diferentes gerações, bem como tertúlias, deixando um baú com livros diversos. Este projeto de leitura para idoso decorrerá um vez por mês nas instituições com valências para idosos.

  • Público-alvo: Utentes dos Centros de Dia, Convívio e Lares do concelho.
BiblioSaúde

Com esta iniciativa pretende-se disponibilizar um conjunto de documentação em instituições com valências direcionadas para a Saúde.

O objetivo primário deste projeto visa proporcionar aos utentes o contacto com um fundo documental diversificado, que poderá ser consultado, promovendo o fomento da leitura.

Ambiciona-se, igualmente, que os utentes usufruam de uma boa leitura, pois a leitura de um bom livro poderá ter excelentes efeitos terapêuticos!

  • Público-alvo: Utentes da Unidade Hospitalar de Ponte de Lima.
BiblioCafé

O BiblioCafé consiste em levar a biblioteca até à comunidade.

Com o intuito de incentivar o gosto pela leitura e dar a conhecer a história local, são expostos livros em estabelecimentos comerciais, podendo os mesmo ser consultados, à semelhança do que acontece numa biblioteca.

Pretende-se proporcionar um ambiente acolhedor, para enriquecer o espírito e a alma. Para além dos livros poder-se-á realizar iniciativas adequadas ao encanto do espaço.

  • Público-alvo: Frequentadores de cafés, pastelarias, bares e restaurantes.