Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Versos no feminino marcam estreia de “Poesia à sexta” Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

28 Março 2018

A primeira edição de 2018 de “Poesia à sexta”, que decorreu na passada sexta-feira, 23 de março, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, revelou os vencedores do Concurso de Poesia – competição destinada a premiar trabalhos inéditos, e não publicados, e a valorizar um dos géneros mais elevados da literatura local. A jovem estudante Camila Marinho foi a candidata galardoada com o “Prémio Revelação”, enquanto na “Modalidade Geral” a escolha recaiu sobre Fernando Hilário. Depois da leitura dos trabalhos laureados procedeu-se à entrega dos certificados de participação numa cerimónia lotada que contou com a presença do Presidente do Município de Ponte de Lima, Eng.º Vítor Mendes.

Em noite de celebração da poesia, houve lugar a uma sessão literária versada em composições retiradas do universo feminino, que foram sendo declamadas em alternância com momentos de contextualização histórica e biográficos orientados por Luísa Tavares. A “Ode a Afrodite”, com a assinatura da autora lírica Safo de Lesbos, foi o primeiro texto recitado, seguindo-se uma viagem pelo tempo que evocou nomes como Catarina de Lencastre, Marquesa de Alorna, Florbela Espanca, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner Andresen e Maria Teresa Horta. Sendo o português uma língua que rasga fronteiras e atravessa continentes, Luísa Tavares estendeu as propostas literárias a escritoras lusófonas, casos das brasileiras Bruna Lombardi (“A viagem da paixão”) e Cecília Meireles (“Vigília das mães”) e da angolana Alda Lara (“Rumo”).

Num sarau também destacado pela participação do público, houve ainda tempo para a leitura de dois poemas escritos no masculino, mas versados nas mulheres – foram eles “A mulher inspiradora”, do indiano Rabindranath Tagore, e “O homem e a mulher” do vate francês Victor Hugo –, para a recitação de “Alegria”, da autora portuguesa Fernanda de Castro, e para a declamação de “A uma desconhecida”, poema de António Vieira Lisboa, cujo 50.º aniversário da morte se assinala em junho próximo.

Depois de uma sessão inaugural essencialmente centrada no universo literário feminino, segue-se, a 27 de abril, pelas 21h00, a apresentação do livro “O rosto”, do escritor ponte-limense David F. Rodrigues.