Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Cinema História recorda Aristides de Sousa Mendes, um 'justo entre as nações'

31 Março 2017

Em abril - mês da liberdade - o Cinema História evoca a notável figura de Aristides de Sousa Mendes, cônsul português em Bordéus responsável pelo salvamento de cerca de 30 mil pessoas durante a Segunda Guerra Mundial. Um homem intrépido, altruísta e compassivo que, a expensas da sua própria sobrevivência, desafiou as ordens oficiais de António de Oliveira Salazar, facto que lhe valeu a destituição de funções e a condenação a uma vida de ostracismo e de indigência. Herói esquecido por largas décadas, o cônsul que salvaria mais judeus do que Oskar Schindler é agora recordado na longa-metragem de Francisco Manso e João Correa, que conta com Vítor Norte no papel do diplomata português.

Como tem sido habitual, a Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL) disponibiliza, para complemento informativo do filme "Aristides de Sousa Mendes: o cônsul de Bordéus" um folheto com a biografia da personalidade em destaque.

O Cinema História – rubrica de pendor lúdico-didático dinamizada pelo Município de Ponte de Lima, através da BMPL -, já evocou este ano as figuras de Martin Luther King, de Abraham Lincoln e de Mahatma Gandhi.

Ver edições anteriores:

Martin Luther King

Abraham Lincoln

Mahatma Gandhi