Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Frei Geraldo Coelho Dias abre ciclo de conferências sobre Cardeal Saraiva

31 Maio 2016

No âmbito das comemorações dos 250 anos do nascimento de D. Frei Francisco de S. Luís - o insigne Cardeal Saraiva - o Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima acolhe a conferência O beneditino Cardeal Saraiva e os estudos históricos, orientada por D. Frei Geraldo Coelho Dias.

O evento - promovido pelo Município de Ponte de Lima - está agendado para o próximo dia 03 de junho, pelas 19h00, e abre o ciclo de sete comunicações dedicadas a esta figura cimeira da cultura local, que contemplará vários aspetos da vida e obra de um homem que se destacou em múltiplos domínios, da religião à política, passando pela filologia e pela historiografia.

Seguem-se, a 21 de julho, O Cardeal Saraiva: o homem e os livros, da responsabilidade de António M. Barros Cardoso; a 23 de setembro, Frei Francisco de S. Luís: académico e filólogo, por Telmo Verdelho; a 21 de outubro, O Cardeal Saraiva e o conflito entre o Estado e a Igreja na Revolução Liberal portuguesa, ministrada por Afonso Rocha; a 11 de novembro, D. Frei Francisco de S. Luís e os estudos literários, a cargo de Cândido Martins; e, finalmente, a 02 de dezembro, Tensões e conflitos entre liberais e absolutistas no Alto Minho, no tempo de Cardeal Saraiva, por Alexandra Esteves. Por seu turno, a conferência Frei Francisco de S. Luís e o nosso tempo, de Oliveira Ramos, continua sem previsão de data.

Sobre o conferencista

Geraldo José Amadeu Coelho Dias nasce a 17 de setembro de 1934 em S. Tiago de Lordelo, Guimarães. Dali segue para o Mosteiro de Singeverga, Santo Tirso, onde se dedica aos estudos humanísticos e filosófico-religiosos. Faz profissão como monge beneditino a 01 de outubro de 1951 e, decorridos sete anos, é ordenado sacerdote. Enviado para Roma conclui, em 1960, a licenciatura em Teologia, frequenta o Pontifício Instituto Bíblico, ainda na capital italiana e, no biénio de 1961-1962, faz um estágio bíblico-arqueológico no Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém. De regresso a Portugal ocupa vários cargos de destaque na Ordem de S. Bento, leciona no Colégio e Escola Teológica de Singeverga e exerce a função de diretor do Colégio de Lamego. Em 1976 matricula-se no curso de História da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, licenciatura que conclui em 1981 com 16 valores. Ali faz o doutoramento, em 1994, e inicia a atividade letiva, sendo a disciplina de maior relevo a de História Comparada das Religiões. De entre os vários estudos publicados, salientamos Filisteus em Canaã: uma cultura desaparecida; Uma relíquia epigráfica dos judeus de Braga; Do sacrifício de Isaac a uma nova teoria do sacrifício; Perspetivas bíblicas da mulher e monaquismo medieval feminino; O Mosteiro de Tibães e a reforma dos beneditinos portugueses no século XVI; e Os beneditinos portugueses e as sequelas da Revolução Francesa na "Arcádia Tibanense".[1]

[1] MARQUES, José - Prof. Doutor José Amadeu Coelho Dias: obra histórica [Em linha]. (2004). [Consult. 23 maio 2016]. Disponível na Internet:< http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/4403.pdf>