Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Município de Ponte de Lima adquire obra rara de Lima Bezerra

29 Agosto 2016
Os Estrangeiros no Lima ou conversaçoens eruditas sobre varios pontos de Historia Ecclesiastica, Civil, Litteraria, Natural, Genealogica, Antiguidades, Geographia, Agricultura, Commercio, Artes, e Sciencias - obra rara do médico, filósofo e escritor limiano, Manuel Gomes de Lima Bezerra - está disponível ao público na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL). Adquirida recentemente pelo Município de Ponte de Lima, numa perspetiva de crescente e continuada valorização do fundo documental local, o título composto por dois volumes datados de 1785 e 1791 integrará a coleção de Reservados da BMPL, podendo apenas ser consultada presencialmente dado o seu valor de antiguidade e a sua riqueza histórica e patrimonial.

Natural da freguesia de Santa Marinha de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, onde nasce a 04 de Janeiro de 1727, Manuel Gomes de Lima Bezerra completa o ensino preparatório nas áreas de Latim e Filosofia na sua vila natal e, em Viana do Castelo, estuda cirurgia com os especialistas Manuel de Amorim Dantas e José Custódio da Costa, este último cirurgião-mor dos regimentos da Província do Minho, do Hospital Real e da Misericórdia de Viana. Termina a formação cirúrgica no hospital inglês do Porto, onde exerce a profissão, e inicia uma intensa atividade de divulgação científica. Em 1749 lança o "Zodíaco Lusitanico" - primeiro periódico de medicina em Portugal - e, em 1764, com 37 de idade, decide matricular-se na Faculdade de Medicina de Coimbra para agregar a experiência prática ao saber teórico. Termina o curso três anos depois.

De entre as várias obras de divulgação científica e de debate intelectual que publica ao longo da vida, o título que passa a integrar o fundo de Reservados da BMPL - Os estrangeiros no Lima - assume particular valor bibliográfico e interesse informativo pelo retrato que traça da situação socioeconómica do Minho e da Ribeira Lima.

Manuel Gomes de Lima Bezerra falece na sua Quinta do Outeiro, freguesia de Fornelos, a 6 de Março de 1806.*

 

(*Fonte consultada: TAVARES, Pedro Vilas Boas - Experimentalismo, iluminismo e fisiocratismo na obra de um cirurgião moderno: evocando Lima Bezerra (1727-1806) [Em linha]. [Consult. 26 ago. 2016]. Disponível na Internet:http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/2588.pdf)