Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Liberalismo cartista de Cardeal Saraiva em destaque na quarta conferência de tributo

25 Outubro 2016

A quarta conferência inserida nas comemorações dos 250 anos de nascimento de Frei Francisco de São Luís (1766-2016) evocou o carácter moderno do pensamento do Cardeal Saraiva no quadro do liberalismo português - movimento em contraponto com o absolutismo monárquico que provocou transformações profundas no tecido social, politico e religioso do país.

Orientada pelo Professor Afonso Moreira da Rocha, a comunicação "O Cardeal Saraiva e o conflito entre o Estado e a Igreja na Revolução Liberal portuguesa", que decorreu na passada sexta-feira, 21 de outubro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, centrou-se nos acontecimentos que marcaram o conturbado período de 1820 a 1850 e no posicionamento do monge beneditino em face da nova corrente ideológica de igualdade, justiça e liberdade. O palestrante discorreu sobre algumas ações concretizadas por Frei Francisco de São Luís que fragilizam as acusações de passividade e de alheamento diante da conflituosidade entre os poderes político e religioso - mormente o seu contributo para a regularização das relações com a Santa Sé, não obstante defender a necessidade de um reposicionamento da igreja em consequência das mudanças operadas em Portugal - e sublinhou a sua coragem em rejeitar o absolutismo monárquico, atitude que lhe valeu, por duas vezes, a perda da liberdade individual e episcopal nos exílios a que foi subjugado, primeiro na Batalha, mais tarde na Serra d'Ossa.

Afonso Moreira da Rocha destacou ainda a superior lucidez de Frei Francisco de São Luís, o seu pensamento inovador e o facto de ter conseguido compreender a história do seu tempo - posição singular e pioneira na Alta Igreja, que o transforma numa figura política e eclesiástica de importância suprema.

À palestra de tributo, que contou com a presença do Eng.º Vasco Ferraz, Vereador com o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Ponte de Lima, seguir-se-ão, a 11 de novembro, a comunicação "D. Frei Francisco de S. Luís e os estudos literários", orientada por Cândido Martins e, a 02 de dezembro, a conferência "Tensões e conflitos entre liberais e absolutistas no Alto Minho no tempo de Cardeal Saraiva", da responsabilidade de Alexandra Esteves. Por seu turno, a comunicação "Frei Francisco de S. Luís e o nosso tempo", de Luís de Oliveira Ramos, está agendada para o dia 06 de janeiro de 2017, pelas 19 horas.