Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Obra de João Luís Dias apresentada em sarau de poesia

02 Junho 2017

O livro "Olhares in versos", da autoria de João Luís Dias, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 26 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima (BMPL), no âmbito das sessões mensais de "Poesia à sexta".

A obra - a sétima no cômputo literário do escritor - contou com a análise formal e temática de Joaquim Cracel Viana, presidente do Município de Terras de Bouro, que sublinhou o trabalho criativo e a qualidade de escrita de João Luís Dias - uma das personalidades que melhor tem feito pela sustentabilidade da cultura terra-bourense. O autarca, que foi intercalando a sua intervenção com a leitura de poemas extraídos do livro, salientou o amor do autor pelas palavras - razão pela qual compõe versos aprimorados e sentidos - e enumerou alguns dos elementos que lhe servem de inspiração e de alimento criativo, mormente a terra, as gentes e as tradições, o amor, a natureza, a família, a saudade e os pequenos gestos e expressões que, aparentemente insignificantes, se revestem de fundamental importância para a preservação das relações humanas. Conhecedor da obra de João Luís Dias, o presidente do Município de Terras de Bouro, realçou ainda a estrutura de "Olhares in versos", composta por dez capítulos, o estilo profusamente figurativo do autor, a precisão da escrita e a linguagem emotiva que aplica em cada poema.

Em noite de celebração da Língua Portuguesa, houve lugar a dois momentos especiais que combinaram a palavra dita e o texto cantado. O primeiro, protagonizado pelo escritor, traduziu-se na declamação de poemas inéditos e na narração de um conto parodístico intitulado "A menina que gostava de tercetos" - leituras acompanhadas pela guitarra de João Luís Dias filho, que dedilhou Metallica, Led Zeppelin e Limp Bizkit. O segundo teve como interveniente o grupo musical Duo Lethes, que brindou a audiência com dois temas musicais, um deles "Amar pelos dois", título de consagração de Salvador Sobral. 

A sessão de "Poesia à sexta" contou com a presença do Eng.º Vítor Mendes, presidente do Município de Ponte de Lima, que anunciou a colocação à venda de "Olhares in versos" na próxima edição da Feira do Livro, cujas receitas reverterão a favor de uma instituição do concelho.

Sobre o autor:

Vocacionado para a escrita literária e para a produção jornalística, João Luís Dias tem vários livros publicados - de que se destacam "Ecos dum silêncio" (1988), "Sonho em hora de ponta" (1992), "Um poema, uma flor" (2008) e "Coração de algodão" (2011) - e colaborações diversas em órgãos de comunicação social de expansão local e nacional. Fundou a CALIDUM, Clube de Autores Minhoto/Galaicos - associação cultural que preside desde o início -, foi homenageado em 1999 pelo Secretário de Estado da Administração Local pelo seu envolvimento em prol da cultura, e arrecadou o prémio literário de 2012 promovido pela Associação "Amatur" - Pico de Regalados.

João Luís Dias é funcionário do Instituto dos Registos e Notariado, IP e aluno da licenciatura em Relações Internacionais na Universidade do Minho.