Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Exposição e palestra abrem comemorações dos 100 anos da morte de António Feijó

22 Junho 2017

O programa comemorativo do primeiro centenário da morte de António Feijó, dinamizado pelo Município de Ponte de Lima, arrancou na passada quarta-feira, 20 de junho, com um conjunto de iniciativas de tributo ao poeta-diplomata ponte-limense - considerado um dos maiores vultos da literatura portuguesa finissecular -, que decorreu na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

A cerimónia oficial, que contou com as presenças do Eng.º Victor Mendes, Presidente do Município de Ponte de Lima, do Dr. Paulo Barreiro de Sousa, Vereador com o pelouro da Educação, e do Eng. Vasco Ferraz, Vereador com o pelouro da Juventude, abriu com a atuação da Academia de Música Fernandes Fão, que interpretou o hino da histórica vila alto minhota, retirado das últimas quadras do celebrizado poema "Inverno" da obra feijosiana "Ilha dos Amores".

Seguiu-se uma visita guiada pela mostra comemorativa "António Feijó, 1917-2017: memórias e revisitações" que, além de 14 painéis, generalistas e temáticos, evocativos dos principais momentos da vida e obra do autor de "Sol de Inverno", reúne livros deixados por António Feijó, diversos títulos versados no legado feijosiano e artigos vários de jornais da época, nacionais e estrangeiros, com particular destaque para os periódicos suecos.

A sessão de abertura das comemorações do primeiro centenário de António Feijó ficou também marcada pela palestra "Cancioneiro chinez (1890): tradução e exotismo", da investigadora Marta Pacheco Pinto, que abordou a faceta de tradutor do poeta ponte-limense, apresentou uma análise da obra que colige vários poemas recriados a partir de "Le livre de Jade", de Judith Gautier, abordou as diferenças entre as duas edições do "Cancioneiro" e sublinhou o perfil orientalista do escritor de "Novas bailatas".

Uma comunicação que inaugura um ciclo de conferências dedicado a António Joaquim de Castro Feijó e que mereceu o interesse de todos os presentes, mormente dos familiares do eminente poeta.

A próxima sessão, agendada para 20 de julho - por ocasião da XXII edição da Feira do Livro de Ponte de Lima -, será da responsabilidade de Maria de Fátima Melo que versará sobre a visão poética da mulher em António Feijó.