Passar para o Conteúdo Principal Top

biblioteca-municipal-branco

Biblioteca_1

Obras de tributo a Cardeal Saraiva lançadas em cerimónia pública

28 Junho 2017

O Município de Ponte de Lima apresentou um conjunto de obras de tributo a Frei Francisco de São Luís - proeminente figura da cultura oitocentista portuguesa - na passada quinta-feira, 22 de junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal. A cerimónia abriu com a exibição de parte de um documentário evocativo dos principais momentos da vida do monge beneditino, que contou com as participações de Frei Geraldo Coelho Dias, de Afonso Moreira da Rocha, de Alexandra Esteves, de António Barros Cardoso, de José Cândido Martins, de Luís de Oliveira Ramos e de Telmo Verdelho, responsáveis pelo enquadramento sociopolítico do período em que o Cardeal Saraiva se movimentou e por considerações várias acerca do legado deixado pelo religioso ponte-limense.

À projeção do vídeo, seguiu-se o lançamento do livro "Cardeal Saraiva: documentos raros e dispersos", que congrega escritos inéditos reveladores da excecional qualidade intelectual de Frei Francisco de São Luís, compilados por ocasião das celebrações dos 250 anos de nascimento. O documento, de enorme valor informativo, foi explanado por João de Abreu Lima que contextualizou os textos e as imagens coligidos na edição comemorativa.

A cerimónia de homenagem a Cardeal Saraiva incluiu também a apresentação do segundo número da revista cultural "Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!", inteiramente dedicado à reprodução das comunicações proferidas nas conferências de tributo a Frei Francisco de São Luís, que decorreram de maio de 2016 a janeiro de 2017. Alexandra Esteves, responsável pela análise da publicação periódica, reviu os cinco artigos editados sublinhando os aspetos mais importantes de cada texto.

O evento, que contou com a presença do Eng.º Victor Mendes, Presidente do Município de Ponte de Lima, foi abrilhantado pela atuação de Helena Fernandes, antiga concorrente do programa "Ídolos" da SIC, e do pianista Paulo Vatayan, que intervaladamente levaram ao Salão Nobre da Câmara Municipal temas como "It's oh so quiet", "What a wonderful world", "Love me tender" e "My way".